Última alteração: 10-03-2025
Resumo
As rochas são agregados sólidos de minerais e constituem grande parte do planeta Terra. Existem três tipos de grupo de rochas que são magmáticas ou ígneas, metamórficas e sedimentares, de acordo com seu processo de formação, e dependendo em que estágio do ciclo se encontram. O estudo das rochas, minerais e solos fazem parte dos conteúdos dos diversos níveis de ensino. Entretanto, muitos alunos têm enfrentado dificuldades para compreender esses temas. A realização de aulas práticas e oficinas utilizando o tema rochas, minerais e solos possibilita a construção do conhecimento, com ênfase na ação, sem perder de vista a base teórica e podem privilegiar o aprendizado e o interesse dos alunos. A criação do laboratório proporcionara a aprendizagem ativa, a qual redefine a prática da sala de aula, mudando, do ponto de vista estático do aprendizado, para um aprendizado dinâmico por meio do qual os estudantes desempenham um papel vital na construção do próprio conhecimento. As amostras de rochas e solos foram coletas nas saídas de campo realizadas pelos alunos e estavam acomodados em caixas, na sala do laboratório de ciências e sem identificação, estão sendo classificados e rotulados, conforme sua origem e procedência, para posterior acomodação em local apropriado. Novas amostras estão sendo somadas à coleção, mediante coletas e doações. A cidade ainda carece de um ambiente de estudos e pesquisas voltadas nesta área, onde a maior proximidade ainda se dá na Capital. Após a acumulação de um acervo suficiente, tanto da região sede, quanto de outras localidades, será criado um catálogo eletrônico, acessível também por meio digital em plataforma ainda a ser definida. A principal dificuldade encontrada é o fato de as acomodações laboratoriais serem dívidas com outros setores, o ideal, seriam acomodações próprias e separadas. A expectativa é que até o final do projeto, tenhamos condições de estar com o espaço físico organizado para receber e atender, mediante agendamento, visitas de alunos das escolas públicas da rede municipal de ensino para experiências práticas nas áreas de ciências, relacionadas ao tema, de uma forma didática, proporcionando a integração entre o Campus e as Escolas.
Palavras-chave: Rochas; Solos; Minerais