Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Projeto Acessibilidade e Inclusão: acredite na capacidade das pessoas, não nas suas limitações
Rayssa Vidal, ILISANDRO PESENTE PESENTE

Última alteração: 10-03-2025

Resumo


O projeto trata da inclusão de crianças com necessidades educacionais específicas e parte do princípio de que as atividades lúdicas podem ajudar na função cognitiva do aluno, devido à atual estrutura educacional que frequentemente carece de atividades específicas voltadas para o desenvolvimento das habilidades de pessoas com necessidades educacionais específicas, bem como para o estímulo de funções cerebrais que não são contempladas no currículo tradicional. O projeto visa proporcionar acessibilidade e inclusão para as crianças com necessidades educacionais específicas por meio de atividades extracurriculares que ajudam na função do cérebro dos alunos, assim contribuindo para que eles atinjam um melhor desempenho, em atividades às quais esses indivíduos não têm acesso em seu ambiente escolar. O projeto Acessibilidade e Inclusão tem como objetivo desenvolver e implementar ações que promovam a inclusão, a igualdade de oportunidades e a justiça social na comunidade escolar abrangendo os alunos dos anos iniciais. Além das oficinas realizadas, o projeto prevê, como perspectivas futuras, a criação de momentos de conscientização por meio de palestras nas escolas, rodas de conversa e atendimento a novas turmas. As atividades lúdicas têm ajudado no desenvolvimento cognitivo, sensorial, motor, emocional e social dos alunos. Desde as primeiras oficinas, podemos observar uma melhora contínua em cada estudante, eles têm demonstrado um desempenho crescente e uma satisfação evidente em participar das oficinas. O entusiasmo é tanto que alguns até convidaram colegas, recomendando a participação com frases como "vocês precisam vir, é muito bom". Isso tem gerado um feedback positivo de alunos, escolas e famílias, que relatam melhorias no desempenho dos alunos tanto no ambiente escolar quanto em casa, além de uma grande expectativa pelas próximas oficinas. O projeto Acessibilidade e Inclusão já realizou cinco oficinas em uma escola de Parobé/RS, com cinco alunos com TDAH. No futuro, quando o projeto for implementado na nova escola, atenderá crianças com Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e outras condições. Para ampliar a conscientização sobre a inclusão, o projeto também estará presente no Instagram intitulado @projeto.inclus.acess. O Projeto Acessibilidade e Inclusão busca promover equidade educacional, criando um espaço onde cada criança possa desenvolver seu potencial, independentemente de suas NEE. As atividades lúdicas não apenas favorecem o aprendizado, mas também fortalecem o senso de pertencimento e solidariedade entre os alunos. Com a expansão do projeto para atender uma maior diversidade de crianças, espera-se inspirar uma mudança duradoura na percepção e prática da educação, ajudando a moldar uma sociedade mais inclusiva e consciente das diferenças.

Palavras-chave: Acessibilidade, Inclusão, Necessidades educacionais específicas, Atividades lúdicas, TDAH, Síndrome de Down, TEA.


Palavras-chave


Acessibilidade, Inclusão, Necessidades educacionais específicas, Atividades lúdicas, TDAH, Síndrome de Down, TEA.

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