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Nunca joguei! Um projeto esportivo no IFRS Campus Sertão 2024
Vitor Adriano de Oliveira da Silva, Larissa Wagner Zanella

Última alteração: 18-12-2024

Resumo


Introdução: O esporte desempenha um papel fundamental no desenvolvimento físico, mental e social dos jovens. Além de promover a saúde e o bem-estar, ele também desenvolve valores como disciplina, trabalho em equipe e respeito. No entanto, nos últimos anos, é possível observar uma preocupante diminuição da participação dos estudantes em atividades esportivas dentro do ambiente escolar e consequente sedentarismo, fatores possivelmente relacionados com o maior envolvimento dos jovens com a tecnologia e/ou jogos online. Esta tendência levanta sérias preocupações sobre o impacto potencial na qualidade de vida e no desenvolvimento integral dos jovens, já que para que ocorra o envolvimento em esportes, o desenvolvimento de habilidades motoras especializadas é essencial. Para aprofundar a investigação acerca deste tema, o objetivo do presente trabalho é. Objetivo: Relatar a vivência e os resultados obtidos a partir da implementação de um projeto de ensino esportivo com ênfase no ensino do basquete. Metodologia: participam das aulas aproximadamente 20 alunos/atletas. Os treinamentos acontecem duas vezes por semana. Nas sessões são desenvolvidas tarefas, de força, agilidade, flexibilidade, percepção de tempo/espaço, habilidades motoras, inclusão e socialização, fortalecimento do senso de comunidade. O projeto teve início no mês de abril, portanto, ainda está em execução. O projeto conta com a participação de três professores de Educação Física que oferecem os treinamentos esportivos e dois alunos bolsistas responsáveis por organizar os materiais de treino, ajudar na manutenção dos espaços desportivos, mantê-los limpos e organizados, auxiliar na administração dos treinos com a devida orientação dos professores, considerando a experiência prévia de cada um. Para relatar a vivência e os resultados obtidos a partir da implementação de um projeto de ensino esportivo com ênfase no ensino do basquete, será feito uma entrevista com determinados atletas e coletado um relato de experiencia de acordo com o vivenciado por eles. Para avaliar a qualidade do ambiente esportivo promovido no projeto, será administrado um questionário com questões que indagam sobre o envolvimento do aluno/atleta no projeto como um todo. Resultados parciais: A análise dos dados ainda não foi finalizada, mas ao finalizar espera-se verificar uma melhora nas habilidades motoras especializadas dos alunos/atletas envolvidos, inclusão e socialização, fortalecimento do senso de comunidade, bem como identificar um ambiente seguro e adequado para fortalecer valores como respeito, trabalho em equipe e autoconfiança. Considerações finais: A promoção de ambientes adequados para a prática esportiva deve favorecer a aquisição de um estilo de vida ativo e saudável. Se for possível promover estas condições em ambiente escolar, maiores poderão ser as chances desses indivíduos permanecerem saudáveis e ativos ao longo da vida, desta forma diminuindo chances futuras de desenvolver doenças crônicas como; diabetes, colesterol, hipertensão, entre outras; bem como, melhores condições para manter a saúde mental.


Palavras-chave


Educação física, basquete, inclusão

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