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Desafios no ensino de física e a evasão escolar no curso de Automação Industrial do Campus Rio Grande
Stephany Cabreira Siqueira, Camila e Silva Gomes

Última alteração: 28-12-2024

Resumo


O projeto de pesquisa denominado “Evasão, êxito e permanência no Campus Rio Grande”, iniciado em agosto de 2023, tem como foco principal investigar as causas da evasão escolar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, com ênfase no curso técnico integrado de Automação Industrial no IFRS – Campus Rio Grande. Esse estudo dá continuidade a uma pesquisa anterior que apontava altos índices de evasão, especialmente no primeiro ano do curso. A pesquisa utiliza a análise de documentos referentes à situação acadêmica dos alunos para buscar quais são os elementos que contribuem para a evasão no curso de Automação Industrial, levando em consideração que os resultados dependem tanto de fatores internos quanto externos ao ambiente escolar. Desde que o Colégio Técnico Industrial tornou-se Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, o curso ofertou 540 vagas, das quais 40% resultaram em formaturas, 26% dos alunos ainda estão matriculados, e 34% desistiram, esses números revelam uma taxa de evasão significativa, mostrando assim a necessidade de investigação das suas causas. O estudo concentra-se nas disciplinas de Física I e Física III, lecionadas no primeiro ano do curso, nas quais muitos estudantes enfrentam dificuldades, particularmente em Física III, que é considerada um grande obstáculo no primeiro ano, resultando em um elevado índice de abandono. Ao examinar os registros acadêmicos entre os anos 2017 e 2023, foi observado um aumento gradual no índice de evasão, especialmente entre os alunos que enfrentaram dificuldades nas disciplinas de Física, onde em média, 17% dos alunos de Física III foram reprovados, assim como 13% em Física I. Dos 258 alunos analisados, 38% foram desligados do curso. Com esses resultados, é possível concluir que a evasão escolar é uma questão complexa, envolvendo vários fatores e demandando uma análise aprofundada de suas causas e a busca por alternativas que estimulem a permanência e o sucesso acadêmico dos estudantes. O projeto tem como meta criar um ambiente de aprendizagem mais acolhedor, utilizando métodos de ensino lúdicos para maior entendimento por parte dos estudantes, assim como promoção de palestras e eventos de conscientização, visando o aumento das taxas de conclusão dos cursos e ajudando a melhorar os índices de retenção e desempenho acadêmico no Campus Rio Grande. Com essa investigação, buscamos não apenas compreender os desafios enfrentados, mas também propor soluções que favoreçam a retenção e o progresso acadêmico dos alunos.

Palavras-chave


Evasão escolar, Reprovação, Física, Automação Industrial.

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