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A trajetória do Educação física tá on: uma proposta de ensino no IFRS Campus Rio Grande
Nícolas Souza Barros, Leonardo Costa da Cunha

Última alteração: 20-12-2024

Resumo


O Educação Física tá On: Cultura, Informação e Conhecimento é um projeto de ensino que está na sua terceira edição. É uma proposta de aprendizagem coletiva para além das práticas esportivas que motivam e estimulam os estudantes a buscarem a diversidade de práticas corporais presentes na Educação Física, através de oficinas e palestras que ampliam as práticas tidas como tradicionais. O projeto é resultado de outras propostas da área da Educação Física, tendo como tema norteador o mundo do trabalho. Esse trabalho tem como objetivo apresentar as diferentes edições das propostas pedagógicas realizadas nas aulas de Educação Física com esse tema transversal. Para tal, realizamos uma pesquisa e análise de materiais produzidos acerca dos projetos em suas edições anteriores, sendo eles: dois artigos, um que está no prelo e outro publicado na revista Viver IFRS, edição 6; capítulo do livro Ensinar e Aprender como um processo recursivo; o site institucional do 12 horas pela vida; as propostas e relatórios das edições passadas, além de diálogos com os professores coordenadores. Anteriormente ao Educação Física tá On, aconteceram quatro edições de outras propostas, sendo três do “12 horas pela vida”, em 2017, 2018 e 2019; e uma do "Educação Física online", em 2021, evento remoto, que possibilitou a presença de colaboradores inclusive de outros países, como Uruguai e Austrália, e a participação da apresentadora Alice Bastos Neves, da RBS TV. Acontecendo desde 2022, o Educação Física tá On conta com o envolvimento de mais de 500 pessoas por edição, entre participantes, organizadores, bolsistas, professores e colaboradores. O quantitativo de atividades por evento vem aumentando a cada ano, sendo que na edição de 2024 foram ofertadas 30 propostas. Nesse contexto, os estudantes são os responsáveis em realizar o planejamento das atividades com a mediação dos professores de Educação Física. A etapa de avaliação do evento, após sua conclusão, é realizada entre os participantes, organizadores e professores, e tem sido fundamental para o planejamento de edições futuras. É uma proposta que em todos seus formatos e edições nos faz pensar sobre a importância de atividades desta natureza. Por fim, destacamos a relevância de atividades deste gênero no processo de formação do estudante de ensino médio integrado, englobando habilidades atitudinais e técnicas, as quais são fundamentais no mundo do trabalho.



Palavras-chave


Educação física; Ensino médio; Mundo do trabalho.

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