Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Estratégia de Marketing para desenvolver o turismo no espaço Rural em Viamão
Eduarda Ferreira Nascimento, Cibele Rossana Funck Donato, Bianca Santos de Oliveira

Última alteração: 28-12-2024

Resumo


O turismo rural no Brasil, iniciado na década de 1980, visa a revitalização de áreas rurais, valorização do patrimônio natural e histórico, e a conexão entre o urbano e o rural. Em Viamão, busca-se criar um canal de comunicação eficaz entre o turismo no espaço rural e seus visitantes (moradores e turistas), utilizando mídias sociais e outros canais de comunicação que estão sendo analisados.  Neste viés, como estratégias de marketing podem ser utilizadas de forma eficaz para melhorar a comunicação e a interação entre os visitantes e os empreendedores do turismo no espaço rural em Viamão, promovendo sua valorização? O objetivo geral é estabelecer uma comunicação clara entre o turismo rural de Viamão e os visitantes. Os objetivos específicos incluem reforçar a imagem do turismo rural na cidade e região através de estratégias de marketing digital, valorizar as potencialidades dos empreendedores do setor, facilitar a comunicação com a comunidade local, e organizar informações em bancos de dados para facilitar a pesquisa e o acesso. A pesquisa se baseará em dados de estudos anteriores e projetos parceiros que incluem mapeamento e análise de locais turísticos, além da coleta de informações com os proprietários. Também serão realizadas pesquisas bibliográficas focadas nas particularidades do turismo rural e do turismo no espaço rural, especialmente relacionadas à agricultura familiar e ao desenvolvimento local, utilizando dados do projeto de pesquisa concluído em 2023. Entre as estratégias propostas, destacam-se: a criação de conteúdo para incentivar moradores a compartilhar suas experiências nas redes sociais, o desenvolvimento de sugestões de roteiros turísticos personalizados ou adaptados conforme suas localizações geográfica com a ajuda das propriedades turísticas; a criação de perfis de redes sociais dedicados ao turismo no espaço rural de Viamão para disseminar informações e histórias, e a elaboração de um canal informativo com detalhes sobre atrações, acomodações e serviços turísticos. Essas ações visam aumentar a visibilidade do turismo no espaço rural de Viamão e atrair um número crescente de visitantes, colaborando para sua valorização como uma cidade com potencial turístico rural e assim, promovendo o turismo local  e contribuindo para o desenvolvimento econômico da r

Palavras-chave


Marketing, Turismo Rural, Potencial de Viamão

Texto completo: PDF