Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Laboratório de práticas corporais esportivas coletivas
Maria Eduarda Zanin Zortea, Ivan Carlos Bagnara

Última alteração: 19-12-2024

Resumo


Oprojeto "Laboratório de Práticas Corporais Esportivas Coletivas" explora o impacto das práticas corporais esportivas no desenvolvimento integral de adolescentes e jovens, destacando a importância do esporte para o desenvolvimento físico, emocional e social dos/as estudantes. O objetivo é contribuir para a formação de uma identidade educativa e inclusiva no IFRS– Campus Erechim, promovendo vivências e aprendizagens por meio da prática esportiva, da assimilação dos princípios básicos dos esportes e da integração dos/as estudantes por meio de atividades extracurriculares. As oficinas esportivas ocorrem nas tardes de quinta e sexta-feira, turnos em que os/as estudantes do Ensino Médio Integrado não possuem aulas regularmente. As atividades são realizadas na quadra poliesportiva do campus e abrangem quatro modalidades esportivas coletivas. Nas quintas-feira, pratica-se o voleibol, das 13h15 às 15h e o basquetebol, das 15h15 às 17h. Nas sextas-feira, por sua vez, são desenvolvidas as oficinas de handebol, das 13h15 às 15h, e futsal, das 15h15 às 17h. A participação é aberta a todos/as os/as estudantes do Ensino Médio Integrado, e as oficinas ocorrem de maneira mista, pois essas atividades visam não apenas o desenvolvimento de habilidades motoras e esportivas, mas também e principalmente, a promoção da integração social e o desenvolvimento integral dos/as estudantes. A organização e o controle da frequência dos/as participantes são realizados por meio de chamada. Os resultados até o momento indicam uma adesão significativa de estudantes, com uma boa participação nas atividades esportivas oferecidas. O futsal se destaca como a modalidade com o maior número de praticantes, predominantemente composta por meninos, enquanto o vôlei atrai maior número de meninas. As demais modalidades apresentam uma distribuição mais equilibrada entre os gêneros. Mesmo durante o período de greve, o projeto manteve-se ativo, o que em certa medida, acredita-se ter contribuído para a permanência dos estudantes na instituição. Recentemente, porém, a quantidade de participantes tem oscilado, devido à sobreposição de horários com as atividades de recuperação das aulas não ministradas no período da greve, que ocorrem nos mesmos turnos de desenvolvimento do projeto. O trabalho demonstra a importância do esporte como ferramenta educativa e social, respondendo aos objetivos de promover a inclusão e o desenvolvimento integral dos/as estudantes. Além disso, possui potencial de promover benefícios relacionados à saúde, socialização e cidadania, reforçando a importância do esporte no contexto educacional, contribuindo para a formação de cidadãos mais ativos e conscientes.

Palavras-chave


Práticas corporais; Formação integral; Integração social.

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