Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Reels e pertencimento: uma estratégia de permanência e êxito
Rafaela Proença Ritter, Michele Mendonça Rodrigues

Última alteração: 20-12-2024

Resumo


O projeto teve origem na provocação de estudantes para uma divulgação mais criativa e dinâmica a respeito das informações sobre o Campus e seu cotidiano. Nesse sentido, entendendo a necessidade das diferentes frentes de trabalho e ferramentas para o constante trabalho para a permanência e êxito estudantil, para que a escola se adaptasse a linguagem e interesse de seus/suas estudantes, foi eleita como estratégia a produção de conteúdo elaborada por estudantes. Assim, a partir da produção de vídeos curtos e criativos, o conteúdo é divulgado na rede social Instagram, na modalidade de Reels, nas redes sociais do IFRS Campus Feliz. A equipe do projeto desenvolveu como objetivo a disseminação da informação de oportunidades e de ações do campus como ferramenta de fortalecimento das condições de permanência e êxito dos/as estudantes. Conforme elencado na metodologia inicial, buscamos pautar temas importantes como parte da formação e apresentar o organograma institucional para o reconhecimento do ambiente e de oportunidades institucionais. Contudo, no decorrer do projeto foi observado que o maior interesse dos/as estudantes eram ações que estavam por acontecer ou que aconteceram no Campus. Assim, trabalhamos com vídeos para despertar o interesse dos/as discentes para participarem de eventos como festa junina, dia do estudante, entre outros. Foi observado, que tanto o planejamento do vídeo - com a escolha dos/as estudantes convidados, assim como o conteúdo pronto (publicado na rede social) refletia em muita interação entre estudantes e entre estudantes e servidores/as, contribuindo para a construção de um pertencimento com a instituição. Até o mês de outubro de 2024, o conteúdo produzido pelo projeto já alcançou mais de 27 mil visualizações em sete conteúdos produzidos. Percebeu-se que o desafio inicial - a aceitação da participação de estudantes (e até servidores/as) como protagonistas dos vídeos, começou a se tornar um diferencial, no sentido que quando um estudante era convidado, o mesmo se motivava e desejava chamar seus pares para participarem. Tal constatação reflete nos bons números de visualização dos vídeos e na interação social proporcionada, principalmente para estudantes ingressantes. Os resultados parciais demonstram o potencial do projeto em colaborar com as condições de pertencimento que podem ser fatores cruciais de garantia de permanência e êxito dos/as estudantes do Campus Feliz.

Palavras-chave


rede social, permanência, êxito, pertencimento

Texto completo: PDF