Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Produtos educacionais de Ciências e de Química para a permanência e êxito dos estudantes
Tiago Vitor dos Santos, Andréia Modrzejewski Zucolotto

Última alteração: 28-12-2024

Resumo


O presente trabalho versa sobre pesquisa intitulada “Produtos Educacionais e práticas educativas para permanência e êxito de estudantes”. Ela emerge das vivências nos cursos nas áreas de Ciências da Natureza e da Química, tradicionalmente ofertados no Campus Porto Alegre. A problemática foi “como os produtos educacionais da área de Ciências da Natureza/Química podem contribuir para a elaboração de práticas educativas voltadas para a permanência e êxito dos estudantes do campus?” O IFRS instituiu o Observatório de Permanência e Êxito, e elaborou o Plano Estratégico de Permanência e Êxito do IFRS, orientando atenção à situação vivenciada em seus cursos. O presente projeto pretende contribuir para a elaboração dessas estratégias. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi elaborar proposta didática com uso de Produtos Educacionais disponibilizados em repositórios de livre acesso, visando ações de permanência e êxito dos estudantes das áreas de Ciências da Natureza e Química do campus, por meio da da criação de um curso on-line, visando proporcionar aos alunos conhecimentos basilares das áreas de Química e Ciências da Natureza. A pesquisa tem abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos, é exploratória e adota procedimento técnico de pesquisa bibliográfica e documental. A revisão de produções acadêmicas disponíveis na literatura sobre a permanência e êxito dos estudantes subsidiou a fundamentação teórica para elaboração de práticas educativas. No que diz respeito aos produtos educacionais sobre o Ensino de Ciências e sobre o Ensino de Química, foram mapeados aqueles disponíveis nos repositórios de acesso livre do ProfQui e no Educapes, tendo sido selecionados cinquenta e cinco Produtos Educacionais viáveis de adoção na etapa final do projeto. Encontra-se em elaboração um curso a distância, do tipo MOOC, para a implementação no IFRS, a fim de subsidiar a alfabetização científica de ingressantes na instituição, o qual será uma das estratégias para a permanência e êxito desses estudantes do IFRS, utilizando práticas educativas modernas (on-line). A pesquisa permitiu retomar definições na literatura acadêmica sobre a “evasão” e “permanência e êxito”, revelando escassez de artigos científicos com o tema nas plataformas estudadas. Os Produtos Educacionais encontrados apresentam potencial para sua utilização na prática educativa em elaboração. Cabe destacar que a busca retomou elevado número de resultados nos repositórios, no entanto há vários problemas de acesso às publicações, tais como links inacessíveis ou obsolescência de mecanismos de reprodução dos produtos (exemplo Flash Player). Acreditamos no potencial dos produtos educacionais disponibilizados, os quais podem contribuir para a alfabetização científica, abordando conceitos basilares das ciências, tão necessários para a construção de conhecimentos pelos ingressantes nos cursos da área, dadas as lacunas de sua escolarização. A estratégia pode minimizar dificuldades que levariam à evasão dos estudantes nos cursos em questão, contribuindo assim para a permanência e êxito.

Palavras-chave


Alfabetização científica; práticas educativas; Permanência e êxito

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