Última alteração: 20-12-2024
Resumo
O projeto de ensino “Oficinas de Educação Inclusiva” foi criado com o intuito de provocar a reflexão e a mudança de atitudes, assim como a redução de barreiras que impedem os processos inclusivos na instituição. A educação na perspectiva inclusiva e o acesso dos estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE) tem sido ampliada a cada ano na Rede Federal e Tecnológica e ainda temos inúmeras barreiras a serem superadas. Em nossa sociedade, as pessoas com deficiência têm sido excluídas devido as barreiras existentes nos espaços e nos serviços. A ideia é de ouvir as pessoas, sensibilizando para a redução de processos de exclusão que ocorrem nos diferentes ambientes da instituição, promovendo mais inclusão e maior empatia. Todos os discentes têm o direito de acessar as atividades acadêmicas, com igualdade de oportunidades. Porém, ainda estamos distantes na garantia deste acesso. O projeto tem por objetivo promover espaços de trocas e reflexão sobre conceitos, estratégias e formas de ampliar processos inclusivos. Pretende provocar a criação de ações que ambiente mais acolhedor e acessível para todos os estudantes. É fundamentado pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) e pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que visa garantir, em condições de igualdade, a inclusão social e a cidadania, baseando-se em princípios dos direitos humanos. A metodologia parte de uma abordagem qualitativa e participativa e utiliza a dinâmica de oficinas, por meio de rodas de conversa. Cada oficina é realizada a partir de um roteiro elaborado de acordo com o perfil de cada grupo de trabalho e organizado em uma sequência de atividades que levam os participantes a se posicionarem e refletirem sobre processos de inclusão e de exclusão vivenciados em sociedade. A realização das oficinas, com os diferentes segmentos da instituição, tem promovido mais diálogo, mais empatia e mais comprometimento com a inclusão no campus. Ao longo das oficinas estabelecidas pelo projeto, são retomados os cinco princípios da educação inclusiva, que representam uma referência fundamental para problematizarmos as práticas excludentes. São eles: toda pessoa tem o direito de acesso à educação de qualidade na escola regular e de atendimento especializado complementar, de acordo com suas especificidades; toda pessoa aprende, sejam quais forem suas particularidades intelectuais, sensoriais e físicas; o processo de aprendizagem de cada pessoa é singular; o convívio no ambiente escolar beneficia todos; e, por último, a educação inclusiva diz respeito a todos. A realização destas oficinas, com espaço e tempo qualificado para a fala e a escuta dos participantes, tem mobilizado mais pessoas para uma prática institucional mais inclusiva, humana e civilizatória.