Última alteração: 28-12-2024
Resumo
A desigualdade de gênero na área da informática, continua sendo um obstáculo significativo, com as mulheres constituindo a minoria tanto a respeito do número de matrículas quanto no número de concluintes de cursos nesta área. Esta pesquisa tem como objetivo, compreender como se constitui a trajetória escolar de meninas que evadiram de cursos na área de informática no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Feliz. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com base em entrevistas em profundidade realizadas com 9 entrevistas com garotas que evadiram do Curso Técnico em Informática do IFRS Campus Feliz, trazendo perguntas específicas, com o intuito de descobrir qual foi o motivo da evasão do curso. A pesquisa buscou compreender toda a trajetória de vida das meninas, desde sua infância, a sua experiência com informática antes e depois de entrar no IFRS. Após as entrevistas foi realizada uma análise do conteúdo. Este trabalho enfoca a parte inicial da trajetória das meninas até o ingresso no curso. A análise de entrevistas permite afirmar que as motivações para a escolha do curso foram bem variadas, porém na sua maioria teve como incentivo os pais, amigos ou professores. O acesso a tecnologias durante a infância foi em geral bem semelhante, tendo o primeiro contato com as tecnologias por meio de jogos digitais, mas o acesso era limitado a "jogos de meninas”. De modo geral, percebeu-se que as meninas não tinham proximidade e ou afinidade com a área de tecnologia ao ingressar no curso.
Palavras-chave: Tecnologia; Evasão Escolar; Gênero.