Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Práticas integrativas e complementares em educação e saúde
Manuela Zettermann Caldo, Caroline Castro de Mello

Última alteração: 18-12-2024

Resumo


O projeto visa proporcionar o envolvimento, junto à comunidade do IFRS-Campus Rolante, de práticas que integram cuidados com a saúde, física, mental, emocional e espiritual, com a educação. As  PICs (Práticas Integrativas e Complementares) fazem parte de uma política do SUS, regulamentada pela portaria 971/2006, e, estão descritas como uma das estratégias de implementação da Política de Saúde do IFRS. Nessa política, temos o conceito de saúde como “à capacidade de uma pessoa de se adaptar positivamente a fatores internos e externos que afetam seu organismo.” Um processo que valoriza o diálogo entre saberes diversos, incluindo saberes populares e ancestrais, e a aplicação desses conhecimentos no cotidiano das pessoas. Dessa forma, com o projeto pretendemos proporcionar a possibilidade de uma formação integral aos estudantes e um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado para todos que frequentam o campus, incluindo os servidores. Durante o primeiro semestre do ano de 2024 foram oferecidas práticas de reiki, yoga, meditação e respiração e de dança circular. Todas as práticas aconteceram semanalmente, de forma intercalada, entre ioga e meditação em um dia, e as práticas de Reiki e dança circular em outro. Com isso, oferecemos atividades em dois dias da semana. O projeto conta com uma equipe constituída por uma servidora TAE como coordenadora, uma estudante bolsista do projeto, uma docente e uma representante da comunidade externa, professora de yoga e mãe de um estudante do Campus. Para divulgar o projeto, foi criada uma página na rede social Instagram, que segue sendo organizada pela bolsista do projeto. Nessa página, é possível encontrar informações sobre as práticas e a divulgação dos dias e horários das mesmas. A página é alimentada com fotos das práticas e dicas sobre a importância das atividades. Os resultados que buscamos com o projeto são: Ampliar a permanência e o êxito dos estudantes do IFRS, apoiar na implementação da Política de Saúde do IFRS – Campus Rolante, oportunizar um ambiente mais saudável e acolhedor para a comunidade acadêmica do Campus Rolante, e ajudar na implementação de ações do Plano Estratégico de Permanência e Êxito do IFRS - Campus Rolante. Até o momento, tivemos a participação de pessoas de todos os segmentos da comunidade acadêmica, porém, ainda com pouca procura nas atividades de dança circular. Reconhecemos que se trata de atividades que ainda são desconhecidas para a maioria das pessoas e que, talvez por isso, ainda tenhamos pouca procura. Porém, recebemos um retorno positivo das pessoas que têm participado, e, uma procura crescente principalmente nas práticas do reiki. Para buscar atingir um numero maior de participantes nas atividades pretendemos oferecer oficinas juntamente com atividades regulares de ensino. E também ampliar a divulgação das atividades.


Palavras-chave


Práticas integrativas; Educação; Saúde

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