Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Infância, cidade e democracia: caminhos para a formação de comitês participativos nas cidades integrantes da rede mundial a cidade das crianças.
Carlos Daniel Camargo Borges, Roberta dos Reis Neuhold Reis Neuhold, Isabella Rodrigues Rosa Rodrigues Rosa, Lívia Moreira Mota Siqueira Moreira Mota Siqueira, Letícia Szczepaniak Miranda Szczepaniak Miranda

Última alteração: 10-03-2025

Resumo


Este projeto de extensão objetiva contribuir com a implementação da política pública A Cidade da Criança no município de Osório, localizado no litoral norte do Rio Grande do Sul. Desde 2023, Osório faz parte da Rede Internacional A Cidade das Crianças, idealizada pelo pedagogo e cartunista italiano Francesco Tonucci para construir uma cidade que coloque a criança como paradigma e quebre com o padrão de uma sociedade centrada no homem, adulto, que se locomove predominantemente com carros. A Rede se ergue sobre o ideal de uma sociedade mais inclusiva e democrática que propicie às crianças a possibilidade de moverem-se de forma independente pelo espaço urbano, de participar das discussões sobre a cidade ou os bairros e do direito ao brincar. Em 2024, este projeto está centrado em apoiar a formação dos comitês das crianças, espaços em que possam se comunicar e expressar o que pensam e sentem, abordando perspectivas diferentes dos adultos em relação ao que é uma boa cidade para se viver. Para tanto, está desenvolvendo a proposta de três oficinas, que farão uso de diferentes dinâmicas e recursos (desde produções de cartazes a simulações e palestras, acompanhada da produção de material audiovisual) para divulgar os princípios da política A Cidade das Crianças e, ao mesmo tempo, abordar três temas essenciais para fortalecer o engajamento delas: “Cidadania e direito das crianças’’, “Mudar a cidade’’ e “Participação na tomada de decisão’’. Na primeira oficina, serão discutidos aspectos sobre cidadania, direito e deveres das crianças. Posteriormente, na segunda oficina, será frisada a importância do olhar e o pensamento crítico sobre a cidade, junto da capacidade de resolver problemas urbanos. E por fim, será apresentada na terceira oficina, iniciativas com o intuito de incentivar as crianças a participarem das decisões que impactam seu cotidiano. Como um meio de facilitar a compreensão dos ideais do projeto e dos assuntos abordados nas oficinas, foi-se produzido um módulo introdutório com dois vídeos narrados explicando o que é ‘’a política a cidade das crianças’’ e ‘’a rede mundial a cidade das crianças’’. Ambos foram produzidos utilizando-se de desenhos e escritas autorais, buscando  uma abordagem mais lúdica, dinâmica e de fácil compreensão. As oficinas serão transformadas subsequentemente em um curso massivo e on-line, de acesso gratuito, para subsidiar a formação das pessoas envolvidas na mediação dos comitês. Dessa forma, este projeto está fortemente alinhado com as finalidades, características e objetivos dos Institutos Federais previstos na sua lei de criação (Lei nº 11.892, de 29 de dezembro  de 2008), em especial com o potencial da instituição de contribuir com o desenvolvimento regional a partir da produção de conhecimento.

Palavras-chave


Criança, Cidade, Desenvolvimento.

Texto completo: PDF