Última alteração: 10-03-2025
Resumo
Esse trabalho faz parte de um projeto de extensão denominado “Acroyoga JAM”, vinculado à disciplina de Educação Física do IFRS-Campus Rio Grande. A Acroyoga é uma modalidade que combina movimentos acrobáticos, posturas do yoga e massagem tailandesa, sendo uma prática realizada em trios. Além disso, oferece a oportunidade de explorar conceitos físicos essenciais, aprimorando a compreensão dos praticantes sobre a prática de Acroyoga, contribuindo para a melhoria das qualidades físicas e das habilidades atitudinais. O estudo foi proposto com a finalidade de melhorar a técnica, demonstrar a aplicação de conceitos físicos, facilitar e tornar segura a execução das posturas. A atividade ocorreu no III Encontro Especial do projeto, onde dois professores de Física da instituição, colaboradores da proposta, abordaram conceitos físicos de forma interativa com os participantes. Durante a oficina também foram realizadas simulações computacionais e experimentos de Física. Os professores especialistas na prática também demonstraram posições específicas para ilustrar a relação entre Física e Acroyoga. Em seguida, os praticantes realizaram algumas posturas, aplicando os conceitos físicos discutidos. Após o encontro, um formulário virtual foi disponibilizado para avaliação e o resultado da pesquisa foi positivo, pois a maioria daqueles que responderam o questionário reconheceu que o entendimento dos conceitos físicos abordados auxiliaram na chegada da posição desejada, na manutenção do equilíbrio e na dinâmica das transições entre posturas. Além disso, foi observado um aumento na confiança dos praticantes ao executar a prática, devido à compreensão dos princípios físicos envolvidos. A experiência demonstrou que a interdisciplinaridade entre Física e Educação Física proporciona um uso reduzido de energia, contribui para a percepção da consciência corporal, tornando a prática mais segura, sendo possível identificar os limites do corpo humano e evitar movimentos que possam causar lesões musculares e articulares. Outrossim, os resultados positivos indicam que a integração dessas áreas pode enriquecer o ensino de Física, sugerindo a incorporação do Acroyoga como uma ferramenta pedagógica para ensinar conceitos físicos de maneira dinâmica e envolvente. Essa abordagem não só amplia o entendimento dos alunos sobre os conceitos abordados, mas também pode estimular os alunos a praticarem uma nova atividade física que contribuirá para a manutenção da saúde física e mental.