Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Intervenções Literárias
Deise Valeria Barboza Paiva, Paula Porto Pedone

Última alteração: 10-03-2025

Resumo


O projeto Intervenções Literárias tem como tema principal a promoção da leitura entre estudantes do ensino médio do bairro Restinga, em Porto Alegre. O problema que motivou sua criação foi o baixo desempenho em língua portuguesa registrado no IDEB de 2021, onde apenas 39% dos estudantes do terceiro ano do ensino médio demonstraram proficiência adequada à idade/série. Desta forma, o projeto busca responder a essa necessidade, promovendo o letramento e o desenvolvimento cognitivo, fortalecendo vínculos comunitários e combatendo a desigualdade educacional na região. A iniciativa se baseia na criação de espaços inclusivos, onde a literatura atua como uma ferramenta de enriquecimento pessoal e cultural, em sintonia com a missão do IFRS de formar cidadãos capazes de enfrentar desigualdades educacionais. Além disso, o projeto utiliza plataformas digitais e redes sociais para engajar os jovens, buscando estabelecer o hábito da leitura em seus cotidianos. Como objetivo principal, buscamos incentivar a leitura, com foco nos alunos do ensino médio, a formação de mediadores de leitura e a promoção da inclusão social. Também pretende construir uma rede colaborativa entre a comunidade local, as escolas do bairro Restinga e o sistema de bibliotecas do IFRS, fortalecendo o diálogo entre essas instituições e criando oportunidades de acesso à cultura e lazer por meio da leitura. A metodologia adotada é participativa, envolvendo alunos, professores e a comunidade na escolha de obras, temas e práticas. Para isso, o projeto oferece oficinas presenciais e online, e criou um canal no YouTube para compartilhar conteúdos relevantes do projeto. Com essa metodologia, é possível ajustar as atividades de acordo com as necessidades dos participantes, assegurando que as ações sejam desenvolvidas de forma colaborativa e eficaz. Entre os resultados parciais, destacam-se a criação e manutenção do perfil no Instagram "Intervenções Literárias", a participação no podcast Restinga CAST para discutir a formação de leitores na era digital, além da articulação com escolas para a realização de oficinas.  No entanto, as enchentes que atingiram a região em maio prejudicaram o calendário escolar, causando atrasos nas atividades planejadas. Apesar disso, o projeto segue em desenvolvimento, e as oficinas estão em fase de implementação. O conteúdo online tem sido uma alternativa importante para manter o acesso às informações, mesmo com as dificuldades enfrentadas. Como conclusão, embora os objetivos ainda não tenham sido alcançados integralmente, o projeto já apresenta resultados promissores, contribuindo para o letramento literário dos jovens da Restinga. As ações têm potencial para impactar diretamente a formação de novos leitores, além de capacitar professores e mediadores de leitura. A relevância do projeto reside na sua capacidade de promover a leitura tanto em espaços comunitários quanto digitais, mostrando-se uma importante ferramenta para o enriquecimento educacional e social da comunidade local.

Palavras-chave


Intervenções Literárias; Mediação, Literatura

Texto completo: PDF