Última alteração: 20-12-2024
Resumo
Neste trabalho apresentamos o projeto de ensino de monitoria acadêmica interdisciplinar oferecido aos estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do campus Viamão. O projeto visa oferecer um espaço de suporte aos estudantes, para que eles possam tirar suas dúvidas sobre os conteúdos de biologia, física e química, com uma monitora bolsista, a qual é estudante do campus. A monitoria é um ambiente mais descontraído e com assistência individualizada, possibilitando um maior engajamento dos alunos com defasagens de conhecimentos e com dúvidas. Também, possibilita uma relação mais próxima entre a monitora bolsista e os professores de ciências naturais, além de proporcionar à monitora um aprofundamento no conhecimento. O projeto se faz necessário, pois muitos estudantes manifestam dúvidas sobre os conteúdos, que nem sempre são esclarecidas em aula pelo docente por diversos fatores como, por exemplo, o tamanho das turmas, a duração da aula e a sua baixa frequência semanal, acarretando num atendimento insatisfatório e genérico por parte do docente. Ainda, há aqueles estudantes que não se sentem confortáveis em expor suas dúvidas em público. Logo, uma abordagem de aluno para aluno, tende a ser mais efetiva para melhorar o rendimento escolar dos estudantes. A monitoria tem como metodologia a disponibilidade da monitora durante duas manhãs na semana para auxiliar os estudantes nas atividades, revisar conteúdos vistos em aula, entre outras coisas, demandadas pelas necessidades dos alunos. Ademais, a monitora também precisa dedicar, pelo menos, 4h de estudos semanais sobre os conteúdos de ciências naturais, manter-se informada sobre os assuntos ministrados em sala de aula, assim como realizar pesquisas bibliográficas e buscar softwares educacionais livres que lhe auxiliem no momento da monitoria. Outras atividades são ajudar os professores no laboratório, divulgar as atividades do projeto e incentivar a participação dos alunos. Como resultados obtidos até o momento, registramos baixa participação de estudantes, sendo eles exclusivamente dos 1ºs e 2ºs anos, mas, para nossa satisfação, eles perceberam uma contribuição significativa para a melhora do seu desempenho escolar. Também, a bolsista expandiu seu interesse e conhecimentos nas ciências naturais, além de ter desenvolvido uma relação mais próxima com seus pares e docentes, estabelecendo uma maior integração. Ao longo dos atendimentos aos alunos, constatou-se a necessidade do oferecimento de uma monitoria em matemática, já que grande parte das dúvidas em física deveu-se ao déficit em matemática. Por fim, notou-se que a greve docente desse ano teve influência negativa na procura dos alunos pela monitoria. Pretende-se reforçar o chamamento dos alunos para a monitoria por meio de campanhas. Concluímos, a partir da experiência adquirida até aqui, que a monitoria tem uma contribuição relevante no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais tranquilo e personalizado, colaborando para um ambiente escolar com participação ativa dos alunos.