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Alfabetização Científica como uma possibilidade de inclusão social utilizando as tecnologias
Última alteração: 10-03-2025
Resumo
Criado em 2015, o projeto de extensão "Alfabetização Científica e Tecnológica", do qual faço parte, tem como objetivo promover a inclusão social e digital, facilitando o acesso ao conhecimento nas áreas de matemática, ciências da natureza e suas tecnologias, além de informática e tecnologia. O projeto visa desmistificar conceitos complexos dessas áreas, com foco em programação, inteligência artificial e segurança digital, auxiliando na formação de professores e na melhoria do ensino. Desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá, o projeto intensificou suas ações em 2024, levando oficinas de tecnologia para escolas públicas da região, adaptando as atividades às necessidades dos professores e alunos. O objetivo é que as práticas aprendidas pelos docentes sejam replicadas em sala de aula, contribuindo para aulas mais dinâmicas e engajadoras. Uma das oficinas mais impactantes foi sobre inteligência artificial, onde os participantes puderam aprender, na prática, como essa tecnologia funciona e como ela está presente em nosso cotidiano. A oficina também incluiu discussões sobre o papel da IA na transformação digital e seu impacto no mercado de trabalho. Outra oficina envolveu a criação de bioplástico, capacitando os professores quanto ao impacto ambiental do plástico, contribuindo para o desenvolvimento de práticas sustentáveis. O projeto também se destaca pela criação de conteúdos multimídia, como vídeos educativos e tutoriais, além da manutenção de uma plataforma online com materiais didáticos de apoio, ampliando o alcance das iniciativas e proporcionando aprendizado contínuo. As ações promovem uma mudança significativa na forma como as comunidades percebem a informática e as ciências da natureza, reforçando o papel dessas áreas para a inclusão digital e social, além de suas contribuições para o ensino e aprendizagem da matemática e das ciências.
Palavras-chave
Alfabetização científica; Tecnologia; Formação docente.
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