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NAPNE Campus Rolante estreitando laços com a comunidade:criando estratégias e compartilhando informações
Última alteração: 10-03-2025
Resumo
Autores:Maria Eduarda Schmitt SoaresCoautor:Jaiane Ceceltski dos SantosCoordenador:Ilisandro PesenteNAPNE Campus Rolante estreitando laços com a comunidade:Criando estratégias e compartilhando informações.A importância de um ensino de qualidade que inclua pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, de forma qualitativa, têm sido uma pauta dentro da comunidade. A falta de desenvolvimento, e investimento nesta causa, acarreta na carência desta educação na vida de diversos estudantes. Então, ao pensarmos em uma maneira de ajudar a comunidade a ter acesso a este modelo educacional, e sobretudo, estudantes com Necessidades Educacionais Específicas, no seu desenvolvimento educacional, e desenvolvimento de relações interpessoais, criamos este projeto, para que servisse como um meio para a comunidade, e estes estudantes. O projeto conta com os objetivos:Disseminar e instrumentalizar informações relacionadas com a educação inclusiva, e direitos das pessoas com deficiência, principalmente, os estudantes com Necessidades Educacionais Específicas. E para que isto seja alcançado, tem-se como objetivos específicos: Mobilizar e instrumentalizar as pessoas, conscientizando-as sobre a importância do processo de inclusão, para que haja uma escola e sociedade igualitárias; Disseminar informação e conhecimento sobre as leis e direitos das pessoas com Necessidades Educacionais Específicas; Desenvolver e compartilhar materiais e/ou ideias de adaptações curriculares; Promover espaços ou momentos de formação, aproximando o Campus Rolante com a comunidade em prol da educação inclusiva. Para atingirmos estes objetivos, pretende-se realizar encontros regulares, entre coordenador, colaboradores e bolsista, para discutir, e analisar atividades da semana, momentos de formação com a comunidade externa, distribuindo informações sobre educação inclusiva, usando como meio, palestras, rodas de conversa e seminários. Além disto, no início de cada mês, será escolhido um tema, ao qual irá nortear as ações do projeto no bimestre, como por exemplo Autismo ou TDAH, ao decorrer do bimestre, todas as ações serão voltadas para este tema. Ao proporcionarmos momentos de formação e compartilhamento de informações com a comunidade, mostrando a importância de um modelo educacional que inclua os discentes, de modo que não os discrimine, e que seja acessível e de qualidade, instruímos a comunidade a ir em busca de um ambiente educacional inclusivo, que acolha os estudantes, além disto, instigamos a mesma a ir em busca de seus direitos. Através desta mobilização, buscamos obter como resultados, a construção de uma sociedade mais consciente, solidária e inclusiva, com uma comunidade mais bem informada, um ensino inclusivo, e de qualidade, e estudantes com competências interpessoais, e autonomia desenvolvidas. Pela janela do meu olhar de estudante, evidenciou o quão importante são estas ações na vida de pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, e a comunidade. Pessoas mais bem informadas, carregam menos preconceitos, e para que pessoas NEE sejam mais incluídas em atividades, nós necessitamos disso, destes projetos, e destas pessoas que queiram fazer a diferença.
Palavras-chave
Educação Inclusia;Informação;Direitos.
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