Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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“Seja você mesma”: oficina de dança
Antônia Mendonça Silva, Marlon André da Silva

Última alteração: 20-12-2024

Resumo


Seja você mesma é uma oficina de dança oferecida no âmbito do laboratório de práticas corporais no Campus Osório do IFRS. Sua origem remete a um exercício de diagnóstico realizado nas primeiras aulas de Educação Física (EF) nas turmas de Ensino Médio, ingressantes na instituição. Dentre outras lacunas, se identificou que a dança, enquanto conteúdo da EF, não foi desenvolvida na maior parte dos currículos, alijando os alunos de significativa experiência oriunda dessa prática corporal. Dessa forma, a referida oficina tem como objetivo oferecer aos estudantes do Ensino Médio Integrado, espaço e tempo institucionalizado para que possam experienciar, apreciar e se expressar a partir da dança. Acredita-se que o ensino da dança na escola contribui significativamente para que o estudante possa se perceber e perceber o mundo, ao mesmo tempo que reforça a sensação de pertencimento à instituição. Metodologicamente a oficina ocorre semanalmente e é ministrada por alunas voluntárias sob supervisão pedagógica do professor de Educação Física. Sua abordagem está alicerçada nas diretrizes da Política de Educação Física, Esporte e Lazer do IFRS, prioritariamente no que se refere ao princípio educativo-formativo. Os resultados parciais evidenciam que distintas intencionalidades com a prática da dança encontram espaço na oficina, tais como: adoção e prática da dança como atividade física preferida; prática da dança como forma de socialização; dança como forma de expressão e liberdade; dança como espaço de acolhimento e alegria, prática da dança como espaço de ensinar e aprender sobre o corpo, entre outros. Avalia-se, assim, que as experiências propiciadas pela oficina de dança são únicas e qualitativas, pois ao respeitar distintas intencionalidades oportunizam distintos saberes que fogem ao controle instrumental. A dança na escola, como forma de significação sociocultural, cumpre, então, papel de processo e não de produto; de criação/recriação do homem e de seu mundo.


 



Palavras-chave


Dança; Educação Física; Significação sociocultural.

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