Última alteração: 10-03-2025
Resumo
A bacia hidrográfica Taquari-Antas possui uma área de 26.415 Km², ocupando cerca de 9% do território rio-grandense, e é habitada por aproximadamente 1.383.442 pessoas, o que a torna importante social e economicamente para a região Sul do país. Em setembro de 2023, eventos climáticos extremos acometeram a região compreendida pela bacia e, por consequência, resultaram em perdas significativas em diversos âmbitos. O aumento da frequência desses eventos agrava os danos à infraestrutura das cidades afetadas, compromete a segurança social, prejudica os meios de produção agrícola e afeta a economia de forma geral, especialmente por meio dos impactos na produção e transporte de produtos. Posto isso, faz-se necessária a adoção de medidas que visem a mitigação dos impactos causados pelas inundações e enchentes recentes, além de desenvolver estratégias eficazes de adaptação à nova realidade do clima mundial. Sendo assim, a conscientização e a educação ambiental se tornam focos, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em específico o de número 13, que discute questões climáticas, especialmente a meta 13.3, que visa melhorar a educação, aumentar a conscientização e melhorar o comportamento humano, tornando resiliente o convívio com os eventos decorrentes da mudança no clima. A ação extensionista desenvolvida realizou uma intervenção de educação ambiental na rede municipal de ensino de Santa Tereza, um dos locais mais afetados na Serra Gaúcha. Os objetivos educacionais foram estabelecidos com o propósito de promover uma educação científica e ambiental que atue como instrumento de transformação da realidade social. Através do desenvolvimento de um pensamento de conscientização ambiental, busca-se formar cidadãos capazes de exercer sua cidadania de maneira responsável. Esse processo educativo visa não apenas a aquisição de conhecimento, mas também a formação de indivíduos comprometidos com a sustentabilidade e com a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. O desenvolvimento da intervenção na escola aconteceu com a implementação de atividades realizadas a partir dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais elencados na fase inicial do projeto, quando foi realizado um estudo sobre a morfologia da bacia hidrográfica e do plano de bacia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA/RS). Foram trabalhados conteúdos conceituais relacionados aos rios, chuvas e seus ciclos e a causa dos eventos naturais extremos; conteúdos procedimentais sobre protocolos de segurança, busca por informações e orientações junto a fontes confiáveis. Com relação aos conteúdos atitudinais, as atividades visam à conscientização da vivência em sociedade. As atividades objetivam uma abordagem integrada do conhecimento de maneira lúdica e recreativa, contribuindo com o aprendizado e a aplicação prática dos conhecimentos. Sendo a primeira experiência do projeto, evidencia-se um grande potencial de expansão tanto de público-alvo quanto de ações realizadas, com vistas a transformar a iniciativa em um programa extensionista mais abrangente e com impacto duradouro.