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Libras Itinerante: o ensino da Língua Brasileira de Sinais nas escolas
Natally Arboite Berzagui, Aline Dubal Machado

Última alteração: 10-03-2025

Resumo


O projeto “Libras Itinerante: o ensino da Língua Brasileira de Sinais nas escolas” é uma ação de extensão elaborada a partir da identificação de uma demanda na cidade de Osório, levar o ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os alunos de ensino fundamental da rede pública Municipal e Estadual. O objetivo da ação de extensão é proporcionar aos alunos conhecimentos básicos sobre a Libras, possibilitando que o aluno tenha um papel ativo nos processos de inclusão dentro da escola e por consequência a ampliação da acessibilidade comunicativa entre surdos e ouvintes. O projeto é realizado com nove turmas em duas escolas parceiras, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Antônio de Alencar, com alunos de 3º à 5º ano, e a Escola Estadual de Ensino Médio Albatroz, com alunos de 6º ano e 8º ano. Com encontros quinzenais em cada escola, o planejamento dos encontros é feito levando em consideração a variação de faixa etária dos alunos, com propósito de ensinar vocabulário em Libras, mas não apenas isso, também possibilitar aos alunos espaços de discussão e reflexão sobre temas que perpassam as questões de inclusão e respeito à diversidade. Anteriormente a cada encontro, são organizados materiais didáticos para serem usados nas atividades, pensadas dinâmicas e brincadeiras lúdicas que envolvam a participação ativa dos alunos, também é feita a adaptação de materiais e jogos já existentes para o uso no processo de aprendizagem da Libras. Os alunos participantes do projeto mostraram-se engajados nas atividades propostas, como na brincadeira de encontrar a carta correspondente a cor e o número sinalizado em libras, além de participar com dúvidas e interesses, principalmente os alunos do 3º ao 5º ano, em que tanto os alunos, quanto professores fizeram solicitações de temas a serem trabalhados ao longo dos encontros. Para além disso, foi identificado ao decorrer do projeto que a ideia sobre o que é inclusão não estava bem clara aos alunos de uma das escolas parceiras, por isso foi realizada uma atividade para trabalhar sobre o conceito de inclusão de forma mais ampla, apresentando aos estudantes experiências e vivências e contribuições das pessoas com deficiência e como pode-se ser aliado na luta por um mundo mais igualitário. Esta ação foi realizada em alusão a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Neste contexto, o projeto Libras Itinerante destaca-se como uma ação de extensão relevante para a difusão da Libras e revela uma colaboração de êxito do IFRS Campus Osório com as escolas parceiras, construindo aprendizado de uma língua, espaços de reflexão e por conseguinte um ambiente escolar mais inclusivo.



Palavras-chave


Libras; Inclusão; Educação

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