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Desenho Universal de Aprendizagem: uma proposta para inclusão e diversidade em sala de aula
Celine da Silva Contini, Jefferson Rodrigues dos Santos

Última alteração: 28-12-2024

Resumo


A necessária diversidade em ambientes acadêmicos destaca a necessidade de inclusão e adaptação para atender a todos os estudantes. Em uma sala de aula onde se relacionam diferentes habilidades de compreensão, leitura e escrita, a carência de materiais didáticos diversificados pode dificultar o processo de aprendizagem. Materiais convencionais geralmente possuem alcance limitado e significativa dificuldade de adaptação, sendo incapazes de atender as necessidades individuais dos alunos. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar estratégias de produção de materiais didáticos adaptados às diferentes necessidades educacionais, voltados a um ambiente escolar com maior inclusão e acessibilidade. Para isso, foi realizado um processo de pesquisa e discussão em grupo, onde busca-se compreender mais sobre a adaptação para necessidades específicas, como TEA (Transtorno do Espectro Autista) e TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), surdez, cegueira e demais necessidades específicas. Durante tais pesquisas, o conceito de Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) foi apresentado. O DUA tem como objetivo promover essa inclusão educacional, disponibilizando diferentes formas de aprendizado para que o estudante possa escolher de acordo com suas habilidades. Os materiais didáticos costumam ser produzidos tendo em mente que, pelo menos, grande parte dos alunos tem as mesmas preferências e capacidades cognitivas, o que sabemos que não é verdade. Então, diante dessa situação, podemos perceber que não há um método efetivo de ensino para todos estudantes em conjunto, mas sim que a disponibilização de diversas opções para que o aluno escolha o que é mais eficaz para si mesmo é o que tornará o processo de aprendizagem inclusivo e efetivo. Assim, a aplicação do conceito de Desenho Universal de Aprendizagem se apresenta como uma boa alternativa, pois busca transformar o ambiente educacional, possibilitando contemplar a diversidade e incluir a todos. Promover e divulgar o uso do DUA se torna indispensável, para que a aprendizagem seja um processo cada vez mais leve e acessível.

Palavras-chave


Acessibilidade; Adaptação; Inclusão

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