Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Os desafios e potencialidades da educação de jovens e adultos: uma reflexão a partir do projeto de extensão, desenvolvido no campus Alvorada
Roselaine Bernadete Borstmann, Gabriel Duarte da Fonseca, Miriam Fernandes Pedroso

Última alteração: 10-03-2025

Resumo


O projeto de extensão “Alfabetização e Letramento para Jovens, Adultos e Idosos”, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - campus Alvorada, é uma continuação dos trabalhos iniciados no ano de 2022 pela estudante Miriam Fernandes Pedroso, da turma do curso de licenciatura em pedagogia do IFRS câmpus Alvorada, sendo uma demanda da comunidade local e reflexo da precarização da educação e mobilidade urbana desencadeada em Alvorada, pois entre 2016 a 2022, ocorreu uma queda de quase 50% das matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Ensino Fundamental nas escolas municipais, conforme o censo escolar de 2022. O projeto, em conferência com a lei de criação dos institutos federais, visa promover a educação básica para o desenvolvimento de pessoas que não tiveram acesso à escolarização formal, assumindo como problemática: quais são os desafios e potencialidades que se apresenta no projeto de extensão “Alfabetização e Letramento para Jovens, Adultos e Idosos”?  com o objetivo de compreender os desafios e potencialidades no decorrer do processo de ensino-aprendizado a partir da leitura e da escrita numa perspectiva sócio-cultural, utilizando uma metodologia participativa e contextualizada na realidade dos discentes. As aulas ocorrem quinzenalmente aos sábados à tarde na sede do campus Alvorada, sendo estratégico por abordar um público em sua maioria feminino, onde muitos trazem os filhos e netos. Por meio dos monitores e estagiários/bolsistas-extensionistas ocorre um acompanhamento organizado por nível de conhecimento dada a pluralidade caracterizada pela turma, avaliando o progresso individual e auxiliando nas atividades propostas colaborando no impacto global e gradual do projeto. Destaca-se a participação de diferentes sujeitos integrantes da comunidade local, onde a partir da integração e envolvimento no projeto, ingressou no Curso Técnico em Cuidados de Idosos Integrado ao Ensino Médio (EJA-EPT) no campus Alvorada, um passo significativo que demonstra a relevância do projeto e sua potência em estimular novas oportunidades. Os resultados parciais obtidos no projeto se delineiam na continuação da participação de sujeitos ingressos no projeto, mesmo com sua inserção no ensino regular; a busca pela conclusão dos estudos a partir do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) na modalidade do Ensino Fundamental; Apoio educacional para diferentes sujeitos que estão em processo educativo e o reconhecimento social e cultural da atividade de extensão na/para comunidade. As conclusões parciais deste projeto, em vista de seu andamento efetivo no ano de 2024, destacam a importância de atender às demandas locais, refletindo o compromisso da instituição com as urgências da comunidade. Através de seu compromisso com a educação e inclusão, o projeto busca abordar e combater as desigualdades socioeconômicas em Alvorada.

Palavras-chave


Direito à educação; EJA; Alfabetização e letramento.

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