Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Eletrônica: compartilhamento cidadão de saberes entre estudantes do IFRS/Campus Restinga e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Evarista Flores da Cunha
dyovanna heberle da silva, Sergio Guilherme Santos Portella, Alexsandro Cristovão Bonatto, Luther King Santos Correa

Última alteração: 10-03-2025

Resumo


A presente atividade desenvolve um espaço de compartilhamento de saberes relacionados à aprendizagem da Eletrônica entre estudantes do curso de Eletrônica Integrado ao Ensino Médio do IFRS/Campus Restinga e do ensino fundamental da Escola Estadual Evarista Flores da Cunha – Porto Alegre/RS. A ação justifica-se como um espaço de revisão e aprofundamento pelos estudantes no campo de conhecimento que lhes é próprio, bem como impulsionar sua percepção social mediante a prática de compartilhamento de saberes com estudantes em vulnerabilidade social oriundos da educação básica pública da instituição vizinha (o que atenta ao eixo institucional de “Inserção Regional” definido pela lei 11.893/2008). Ademais, visamos colher o interesse e qualificação dos estudantes da Escola Evarista beneficiados pelo projeto na área da Eletrônica, potencializando sua deliberação acerca do ingresso e permanência no IFRS/Campus Restinga em seu processo formativo. Para tanto, no laboratório/habitat de inovação InovaLab situado nas instalações do campus e na própria Escola Evarista, o projeto estabelece encontros semanais de duas horas de atividades voltadas à aprendizagem da eletrônica, seguidas de outras duas horas de atividades práticas. É utilizada a plataforma intuitiva dos operadores lógico-proposicionais como recurso de explicação e aplicação dos conceitos envolvidos. Igualmente, por meio da instituição parceira, o projeto oferece aos estudantes horários de estudos para que ministrem encontros de revisão de aprendizagens escolares aos estudantes da Escola Evarista (operando como um curso preparatório para a prova de seleção de ingresso do Curso de Eletrônica do IFRS/Campus Restinga). O desenvolvimento atual dos trabalhos permite identificar nos estudantes do IFRS/Campus Restinga ligados ao projeto uma apropriação mais concisa de conteúdos propedêuticos elementares ao curso, conjuntamente formados com sua melhor percepção da realidade social em que estão incluídos, o que se mostrou evidente no desenvolvimento progressivo da apreensão intuitiva dos elementos técnicos propedêuticos, conferindo clareza e roupagem didática às ementas desenvolvidas. Igualmente, a partir de iniciativas culturais compartilhadas e da adesão dos estudantes da Escola Evarista beneficiados pelo projeto a eventos do campus, constatou-se a progressiva redução de antagonismos sociais e a ampliação do sentimento de pertença da nossa instituição pela comunidade à volta.


Palavras-chave


Eletrônica; Educação; Ética.

Texto completo: PDF