Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Open Day: visando propiciar a fabricação digital à comunidade interna do campus.
Luana Rodrigues Lipinski, Serguei Nogueira da Silva, João Victor Lisboa Nunes, Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho, Cássia Pinheiro Silveira, Maicon André Duarte Franco Júnior

Última alteração: 10-03-2025

Resumo


O Open Day é um projeto extensionista que acontece no CITec que, como habitat de inovação reconhecido pela rede mundial de Fab Labs, visa oferecer um espaço de intersecção entre ensino, pesquisa e extensão, atendendo as comunidades interna e externa do do IFRS campus Rio Grande. Oferecendo condições de estrutura e funcionamento, consta com recursos para a fabricação digital, robótica e prototipagem, um laboratório de informática e uma equipe de bolsistas qualificados nos dispositivos tecnológicos. O projeto objetiva propiciar o acesso à fabricação digital e ao aprendizado criativo tecnológico para as comunidades. Visando a comunidade interna do campus, o projeto viabiliza o acesso à fabricação digital para o desenvolvimento e confecção de recursos pedagógicos para sala de aula, projetos acadêmicos e pessoais. Essa ação ocorre em um dia da semana, na segunda-feira, das 14h às 20h, é necessário um agendamento antecipado de um formulário virtual para a utilização do ambiente. O documento permite traçar o perfil do usuário, identificar a data de manuseio, a finalidade das atividades a serem realizadas e os equipamentos a serem manuseados. O Open Day é um espaço maker onde o indivíduo é o protagonista na elaboração de sua ideia, logo é necessário conhecimento básico na utilização dos equipamentos que irá usar, mas em caso de necessidade, é fornecido suporte tecnológico pelos bolsistas do projeto. Ao longo de 2024, foram atendidos 4 usuários, 2 estudantes e 2 professores, sendo que as atividades aconteceram no turno da tarde. Pelos estudantes foram produzidos 10 chaveiros e 6 tabelas da disciplina de soldagem, ambos usando MDF na máquina de corte a laser. Quanto aos professores, foram confeccionados dois artefatos pedagógicos em MDF: 8 tangrams para doar para a escola em parceria do projeto de extensão coordenado pela professora e um tabuleiro contendo o alfabeto braille. Ao término das atividades, para o acompanhamento do Open Day, é requisitado o preenchimento de um formulário de feedback, o qual apresenta questões sobre a concretização do projeto, em caso de conclusão parcial questiona o motivo, a qualidade do suporte técnico dos instrutores (domínio técnico, comunicação, etc.), a condição dos equipamentos ofertados, a complexidade de utilização dos equipamentos e avaliação do laboratório do CITec. Este questionário está em fase de análise. Dado o pequeno número de usuários até então, é perceptível a necessidade de divulgação dos projetos. Acredita-se que a mudança do CITec para o novo espaço no campus, oferecerá melhor funcionamento e recepção dos usuários e agregará visibilidade ao ambiente de inovação, constituindo um estímulo positivo para desencadear o interesse da comunidade interna e externa. Conclui-se que o monitoramento e avaliação do projeto é uma forma de qualificar, técnica e estruturalmente, o ambiente de inovação do IFRS campus Rio Grande.

Palavras-chave


Aprendizado Criativo; Espaço Maker; Suporte Tecnológico

Texto completo: PDF