Tamanho da fonte:
Leitura e Vivências Afirmativas: a desmistificação dos preconceitos
Última alteração: 10-03-2025
Resumo
O projeto Leituras e Vivências Afirmativas tem como objetivo promover ações que abordem identidades de gênero, relações étnico-raciais e inclusão, por meio dos Núcleos de Ações Afirmativas da nossa instituição: NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) e NEPGS (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade). A iniciativa visa criar um espaço no Campus Farroupilha que estimule a reflexão sobre esses temas, trazendo desta forma o respeito às diferenças, a inclusão e a redução de desigualdades, com extensão à comunidade externa. Em 2024, para alcançar esses objetivos, realizamos uma série de atividades, incluindo postagens no Instagram do NEPGS, para fortalecer nossa presença nas redes sociais, e eventos presenciais no campus . As postagens focaram em datas comemorativas e convites para os eventos organizados. Entre os eventos destacados, estão o Cine Debate: “Maid” – Um Olhar sobre a Violência Doméstica, que incluiu a exibição de um episódio da série e uma discussão subsequente do assunto, e o evento Desafiando os Ouvidos, no qual analisamos músicas e suas letras, debatendo como muitas delas reproduzem preconceitos. Embora seja desafiador mensurar o impacto direto das atividades nos participantes, acredita-se que o projeto tenha proporcionado um efeito positivo, enriquecendo o aprendizado e a discussão sobre temas relevantes à nossa sociedade. É fundamental continuar fomentando esses espaços, pois permitem que estudantes tenham acesso a questões importantes, promovendo a conscientização e o debate, algo que muitas vezes não está disponível em outros contextos sociais fora da escola.
Palavras-chave
Igualdade; Ações afirmativas; Inclusão; Conscientização.
Texto completo:
PDF