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LABPED – Laboratório de Experiências Pedagógicas um estudo sobre o conceito de Aprendizagem Ativa nos Anos Iniciais por Anitra Vickery
Última alteração: 28-12-2024
Resumo
A prática abordada investiga uma prática educativa fundamentada no projeto Laboratório Pedagógico de Experiências Educativas (LABPED), cujo ingresso se dá através do edital n° 12/2023. O LABPED é um projeto de caráter indissociável, que integra ensino, pesquisa e extensão, foi criado para contribuir com o desenvolvimento dos alunos do curso de Pedagogia do IFRS Campus Farroupilha. Seu objetivo, é promover encontros formativos que incentivem as práticas pedagógicas, criativas e colaborativas, permitindo aos participantes vivenciar e refletir sobre diferentes abordagens educacionais. As temáticas abordadas pelo LABPED são pensadas e desenvolvidas a partir de pautas atuais para a Educação Básica e a formação de professores, focando em eixos que contemplam temas emergentes. Deste modo, realizamos uma curadoria de obras relevantes acerca destes temas, com destaque para o livro “Aprendizagem Ativa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental” (2016) de Anitra Vickery, como base para este trabalho. O intuito da atividade foi ampliar o entendimento sobre práticas pedagógicas inovadoras, apoiando a formação de futuros profissionais da educação e pesquisadores. A aprendizagem ativa, destacada no estudo, é reconhecida como abordagem crescente entre alunos, pois incentiva o uso de métodos mais engajadores. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica, englobando a leitura e a análise sobre o tema abordado. Esta prática pedagógica propiciou discussões sobre métodos de ensino que favoreçam uma aprendizagem ativa, voltada ao desenvolvimento do pensamento estruturado e de um ambiente questionador em sala de aula, onde o diálogo é fundamental para o processo do aluno. Em síntese, destaca-se que o papel do professor é reflexivo e questionador, promovendo a participação ativa do aluno nas escolhas e incentivando uma postura crítica e autônoma frente à própria aprendizagem. O estudo enfatiza a importância do professor no processo educacional, que estimula o desenvolvimento infantil O uso de tecnologias, como ferramentas digitais, games, vídeos e blogs, amplia as formas e aprendizagem disponíveis aos alunos, tornando-as mais integradas ao cotidiano contemporâneo. Em conclusão, a aprendizagem ativa, ao colocar o aluno no centro do processo e incentivá-lo a questionar-se e a sentir parte do ambiente de aprendizagem, impacta positivamente seu desempenho. Assim, a abordagem revela de grande valor formativo tanto para a educação básica quanto para os profissionais da área.
Palavras-chave
Educação; Experiência; Aprendizagem Ativa.
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