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Gênero e docência: um estudo sobre a produção acadêmica do curso de Pedagogia do IFRS – campus Bento Gonçalves
Última alteração: 28-12-2024
Resumo
Este projeto começou no ano de 2023 e durante o presente ano buscamos a sua continuidade, já que compreendemos que os conceitos de gênero e docência em uma perspectiva pós- estruturalista podem ser analisados de diversos modos nos materiais empíricos da pesquisa. Neste sentido, evidenciamos que os conceitos de gênero e docência são atravessados de muitos modos pelo senso comum, e durante o processo de estudo/pesquisa nos dedicamos a compreender e tornar visível como gênero estrutura e produz os modos de ser/exercer a docência. Para tanto elegemos como objetivo problematizar os sentidos de docência e gênero produzidos nas pesquisas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Pedagogia do IFRS - Campus Bento Gonçalves. Utilizamos como percurso teórico/metodológico uma metapesquisa tomando como recorte temporal o período de 2013 a 2019. Utilizamos como campo teórico/metodológico os estudos foucaultianos, os estudos de gênero e os estudos da docência a partir dos escritos de Foucault (2002, 2004, 2006, 2007), Scott (1995), Louro (2010) Fabris e Dal’Igna (2017) e Tardif (2017). Os materiais empíricos para análise foram obtidos através de busca no arquivo físico e virtual da biblioteca do IFRS dos quais foram identificados 57 TCCs, mas durante nossa busca ativa conseguimos evidenciar que houve a perda/extravio de 31 destes materiais não sendo possível encontrá-los. Na tentativa de recuperar os documentos realizamos contato com alunas egressas, mas tivemos somente dois retornos, sendo 28 TCCs analisados. Para sistematizar o material empírico organizamos uma pasta no drive em que fomos alimentando com dados das pesquisas. A partir dessas categorias analíticas fomos desenvolvendo a investigação de como os sentidos de docência e gênero são produzidos e mobilizados nos estudos. Ao analisar os percursos teóricos metodológicos utilizados pelas pesquisadoras percebemos a pesquisa bibliográfica e a entrevista semiestrurada como as mais utilizadas. Os materiais apontam 15 temas diversos de pesquisa. As pesquisas que tratam de docência se preocupam com a formação das professoras, quando se dedicam a pesquisar sobre gênero as pesquisadoras apontam diversos temas tais como patriarcado, maternagem, o luto e provocação na frase “meninos não choram”, outro tema de pesquisa evidente é a Inclusão Escolar em que essa política é colocada questão sobre sua efetividade. Quanto aos campos teóricos é possível perceber a presença de mulheres seja para os estudos de Inclusão, mas na formação de professoras os teóricos homens são maioria. Com estes dados é possível evidenciar os estudos de gênero estão presentes nas pesquisas, mas embora as pesquisadoras sejam mulheres elas escrevem no gênero masculino, deste modo evidenciamos que nos espaços em o feminino está presente em sua maioria ainda assim a referência ao masculino marca e escrita e o modo como reconhecemos o gênero nas pesquisas sobre docência.
Palavras-chave
docência; gênero; Licenciatura em Pedagogia.
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