Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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As contribuições da monitoria acadêmica na elaboração de sessões investigativas na Educação Infantil
Stéfanie Jorge Estevam, Ana Lúcia Paula da Conceição, Edson Carpes Camargo

Última alteração: 20-12-2024

Resumo


A Educação Infantil vem passando por constantes transformações com o objetivo de instituir parâmetros de qualidade para a educação na primeira infância. Este novo olhar para esta etapa da Educação Básica nos faz refletir sobre a importância de não dissociar a teoria da prática, compreendendo a necessidade e relevância de possibilitar às crianças maior autonomia para expressar seus interesses. Neste cenário, o projeto de ensino Monitoria Acadêmica: Estudo da(s) Infância(s) tem como objetivo principal contribuir para a qualificação do processo de formação inicial dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia do IFRS Campus de Bento Gonçalves, proporcionando momentos de ensino e aprendizagem nas disciplinas que se relacionam com a Educação Infantil, tais como Estudos em Educação Infantil, Prática Docente na Educação Infantil e Estágio Supervisionado I: Educação Infantil. Nos dedicamos a pesquisar e refletir sobre os recentes estudos das infâncias, tendo como repertório teórico autores como William Corsaro, Manuel Sarmento, Reginé Sirota, Jens Qvortrup e Loris Malaguzzi, que desenvolvem estudos a partir da Sociologia da Infância, onde a criança está na centralidade das discussões. Nossa metodologia consiste em acompanhar as atividades planejadas para estas disciplinas curriculares, auxiliando o/a professor/a responsável nas atividades desenvolvidas elaborando sessões investigativas e contextos a partir das Pedagogias Participativas como referência. Nesta abordagem, as crianças possuem maior independência para expressar seus desejos e interesses quanto à exploração, estudos e investigações, tornando a professora o principal ouvinte, considerando a necessidade de oferecer diversas possibilidades que auxiliam no desenvolvimento da autonomia da criança, além de contribuir para a criação e a ampliação de seus conhecimentos. Durante o projeto, desenvolveu-se propostas que contemplavam temáticas de interesse das estudantes, bem como momentos de trocas e conversas sobre as abordagens que contemplam as disciplinas em questão. Partindo da ideia do que temos a oferecer às crianças, tomamos como referência o planejamento de sessões investigativas compostas por: caracterização do agrupamento; definição do interesse das crianças; organização do mapa de palavras; definição da investigação; estudo sobre o tema a ser investigado; planificação da sala e sistematização do tempo, espaço, materiais e agrupamentos, realizamos investigações como a do gelo colorido, na qual as acadêmicas investigaram o processo de mudança de estado físico da água. Também foi realizada a investigação sobre a vida e características dos insetos a partir da visita de estudos ao Laboratório de Entomologia do campus Bento Gonçalves - RS. Diante disto, o projeto de ensino possibilita a bolsista acompanhar e participar das discussões e estudos sobre as infâncias, incentivando aos demais estudantes do curso a intensificar seu interesse pela docência na etapa da Educação Infantil, proporcionando momentos potentes de aprendizagens e compartilhamentos de saberes.

Palavras-chave


Educação Infantil, monitoria e sessões investigativas

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