Última alteração: 28-12-2024
Resumo
Com as novas exigências do mundo digital, as escolas precisam reinventar suas estratégias e utilizar novos recursos para atender às demandas dessa era. No entanto, devido à resistência e à falta de conhecimento, poucas tecnologias digitais são utilizadas por professores em sala de aula. Essa lacuna é especialmente evidente no ensino de inglês como língua estrangeira nas escolas de ensino básico, em especial, no âmbito público. Além disso, estudos recentes indicam que o ensino de inglês como língua estrangeira nas escolas públicas é insuficiente e não cumpre os objetivos dos documentos oficiais, como os PCNs, OCNEM e, mais recentemente, a BNCC. Esse contexto, acreditamos, justifica o presente projeto, cujo objetivo é oferecer novas possibilidades de estudo da língua inglesa aos alunos de escolas públicas da comunidade a partir da criação de um aplicativo gratuito de ensino de língua inglesa, no qual a utilização será assessorada pelo professor, que terá a autonomia para direcionar as atividades de acordo com as necessidades de seus alunos, oportunizando um estudo guiado de cada habilidade linguística. O percurso metodológico deste trabalho consiste em: (a) revisão da literatura; (b) análise de aplicativos existentes para ensino de língua; (c) pesquisa de opinião com os professores de língua inglesa de escolas municipais parceiras município; (d) análise das necessidades reais dos professores da rede pública de ensino a partir das respostas da pesquisa de opinião; (e) desenvolvimento do aplicativo de ensino; (f) elaboração de atividades para dispositivos e (g) testagem do aplicativo. Como resultados parciais, já foram realizadas as etapas (a), (b) e (c). Neste momento, estamos analisando as respostas do questionário. Paralelamente, estão sendo elaboradas atividades destinadas a alunos do ensino fundamental a serem disponibilizadas no aplicativo que desenvolvam as quatro habilidades linguísticas (leitura, escrita, fala e compreensão auditiva). O aplicativo encontra-se em fase de desenvolvimento, e sua versão piloto será testada junto a professores de inglês voluntários de escolas públicas de um município parceiro na região do Litoral Norte no primeiro semestre de 2025. Esperamos que os resultados de nossa pesquisa apresentem um potencial de impacto social relevante no sentido de que o recurso digital que vem sendo desenvolvido poderá ser utilizado para oportunizar um ensino mais efetivo da língua inglesa nas escolas públicas.
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