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O impacto do formato da embalagem na percepção e aceitação de vinhos: uma análise com a comunidade de Bento Gonçalves.
Última alteração: 10-03-2025
Resumo
O Brasil é um dos maiores produtores de vinhos, ficando na 14° posição no ranking mundial, e o estado do Rio Grande do Sul é responsável por 85% da produção total brasileira. Apesar deste grande destaque, ainda são necessários estudos na área da enologia para entender o perfil dos consumidores. Além disso, pesquisas realizadas em diversos países já demonstraram de maneira clara e efetiva que a embalagem de um produto alimentício interfere diretamente na percepção do cliente sobre o sabor e a preferência, evidenciando que o órgão sensorial da visão exerce grande influência sobre a descrição global do alimento, inclusive podendo modificar a avaliação da mercadoria positiva ou negativamente. Em conjunto a isso, o objetivo do presente trabalho é verificar a relevância do formato e material da embalagem na preferência e na percepção global de sabor e aceitação de vinhos através de técnicas de análise sensorial realizadas com a comunidade apreciadora deste produto na cidade de Bento Gonçalves, localizada na Serra Gaúcha. As degustações serão realizadas em um mercado que possui adega, dessa forma restringindo a aplicação do teste apenas para consumidores frequentes de vinhos. A dinâmica está sendo aplicada apenas para pessoas maiores de 18 anos, e será finalizada quando atingir 100 pessoas. Para cada participante, são apresentadas duas amostras de um mesmo vinho em embalagens distintas, uma em garrafa convencional de vidro de 750mL e a outra em garrafa PET de 1000mL. Neste mesmo sentido, são fornecidos testes de ordenação preferência, com descrição do motivo da escolha. Como o trabalho ainda está em fase de execução, os resultados e a conclusão serão apresentados no 12º Seminário de Extensão - SEMEX, evento integrante do 9º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS.
Palavras-chave
Degustação; Preferência; Consumidor.
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