Última alteração: 28-12-2024
Resumo
A elaboração de ilustrações como materiais didáticos é um recurso essencial e significativo na aprendizagem e na compreensão dos estudantes durante as aulas e atividades. O desenho, por si, é uma atividade ativa para os estudantes, os induzindo a lidar com os assuntos aprendidos. Ilustrar não só permite a melhor visualização de partes complexas do estudo, ajuda a conectar a teoria a possíveis cenários do dia-a-dia, auxiliando a compreensão do conteúdo. Desta forma, a produção e o uso de imagens em materiais didáticos é indispensável para uma aprendizagem significativa. Em decorrência disso, o projeto “Desenvolvimento de materiais paradidáticos para o ensino de Geografia a partir do conceito de desenho universal de aprendizagem” elaborado no IFRS - Campus Rio Grande, utiliza as criações adaptadas por alunos bolsistas do projeto. Assim, quando os materiais são compartilhados com os discentes, eles percebem que os desenhos são mais acessíveis, humanizados, diferentes daqueles vistos nos livros didáticos, assim permitindo que também possam reproduzi-los em seus cadernos para estudo e compreensão. Forma-se ainda um ciclo no qual estudantes que desenham para si tornam-se ilustradores para textos de apoio para outros estudantes, que serão por sua vez estimulados em sala de aula a ilustrar seus cadernos, num movimento recursivo. O projeto embasa-se nos conceitos do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA), que visa, entre outros objetivos, minimizar as dificuldades da aprendizagem. As imagens produzidas pelos bolsistas foram previamente escolhidas e adaptadas. A ideia seria perceber maior simplicidade nas imagens, a diferença de traço e ilustrações mais naturais, melhores a serem reproduzidas. A experiência também auxilia os bolsistas ao entendimento melhor da disciplina e estimula a criatividade na criação de novos materiais auxiliares para o ensinamento em áreas diversas. É essencial observar que, assim como as imagens, o uso do caderno é fundamental para os estudantes, ele não apenas contribui para os estudos futuros, mas também na organização das ideias ensinadas. As ilustrações, em conjunto da escrita, por sua vez, incentivam os alunos a utilizarem o caderno durante as aulas, postura ativa que tem sido apontada em estudos recentes como importante para o aprendizado. Diante dos fatos mencionados, percebe-se a importância das ilustrações para o aprendizado educacional. O uso e estímulo à produção de imagens auxilia o estímulo para o conhecimento, melhora a qualidade da aula, além de atrair a atenção dos alunos e facilitar a compreensão do que está sendo ensinado. Com base nisso, nota-se a importância de projetos como o “Desenvolvimento de materiais paradidáticos para o ensino de Geografia a partir do conceito de desenho universal de aprendizagem” para a área da educação.
Palavras-chave: Ilustração; Materiais Didáticos; Ensino de Geografia