Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
ENEMática: oficinas de matemática com foco no ENEM para estudantes das escolas públicas de Vacaria
Gabriela Vidalches Teixeira, Marcelo Maraschin de Souza

Última alteração: 10-03-2025

Resumo


O Exame Nacional Do Ensino Médio (ENEM), que oferece uma parte da prova voltada à área da matemática, dispõe de questões bastante contextualizadas, o que, por sua vez,  gera dificuldades aos alunos na resolução dessas questões. Tendo em vista este problema, entende-se que é necessário criar estratégias para que alunos de escolas públicas tenham acesso ao ensino superior por meio do ENEM. O presente trabalho tem o objetivo de auxiliar os alunos da rede pública de ensino de Vacaria, que realizarão a prova do ENEM, por meio de mecanismos que ofereçam apoio à esses estudantes. Deste modo, o projeto de extensão utiliza de diversos mecanismos para auxiliar esses alunos, tendo como principal ferramenta as oficinas. Os encontros são realizados em parceria com as escolas públicas da cidade de Vacaria, em especial, nas turmas de terceiro ano do ensino médio. As oficinas são elaboradas de maneira que os alunos respondam perguntas, dissertem sobre experiências do tópico abordado, e resolvam exercícios juntamente com a bolsista do projeto. Nos encontros são abordados a teoria e prática dos conteúdos mais recorrentes no ENEM. A teoria é feita a partir da explicação dos assuntos da prova e resolução comentada de uma questão, demonstrando detalhes relevantes para acertá-la, também são utilizados materiais confeccionados na impressora 3D e na impressora a laser. A prática é feita com os alunos resolvendo questões do ENEM. Durante as oficinas são empregadas outras ferramentas desenvolvidas no projeto, como o site “ENEMática”, desenvolvido por bolsistas do projeto. No site, há uma aba de questões do ENEM onde o estudante pode filtrar por conteúdo, ano, dificuldade e palavras-chave, cada questão tem gabarito e vídeo de resolução. Também há uma aba de resumos (mapas mentais), e simulado, onde o aluno escolhe questões por conteúdo, dificuldade e ano, além de definir tempo por questão e quantidade de questões. Em cada encontro, é mostrado o perfil do projeto no Instagram, com dicas e resoluções de questões do ENEM. Para a coleta dos resultados será feito um formulário após cada encontro, no qual conterá questionamentos sobre as oficinas, tal como novos aprendizados, possíveis dificuldades e facilidades, um feedback geral das oficinas. Além de ser analisado o andamento de cada turma nos encontros. Diante disso, tendo como base os encontros já realizados, atingindo cerca de 200 alunos, percebeu-se que, de maneira geral, as turmas enfrentam dificuldades em interpretar questões contextualizadas, por isso o projeto se mostra muito importante, seja para apresentar aos participantes questões como as do ENEM, seja para apresentar novas abordagens da matemática usando materiais instigantes, ou para estimular e melhorar o desempenho dos estudantes nas questões do ENEM.

Palavras-chave


ENEM; Oficinas; Escolas públicas

Texto completo: PDF