Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Ações antirracistas em escolas de educação infantil do município do Rio Grande
Luca Leonini Pinto Crivellaro, Carolina Larrosa de Oliveira Claro, Isabelli Cruz Costa, Sabrina Hax Duro Rosa, Alisson Saggiomo Juliano

Última alteração: 10-03-2025

Resumo


A prática de ações racistas tem se tornado comum nos mais variados setores e esferas. Atualmente muito se fala acerca desse tema, seja nas redes sociais, seja nas manchetes dos telejornais. A proposta deste projeto surge como ferramenta de auxílio aos professores da rede municipal de educação no trabalho de ações antirracistas com crianças do ensino infantil. A ideia é identificar as localidades com maior vulnerabilidade social na comunidade negra do município do Rio Grande e implementar ações de educação antirracista nas escolas de educação infantil nesses locais, promovendo a aplicação da Lei 10.639/03 nas escolas. A iniciativa utilizará os dados sociais cedidos pelos projetos também extensionistas Geotecnologias na Gestão Municipal e Rede Família Riograndina, ambos realizados em colaboração com a Prefeitura Municipal do Rio Grande. Desenvolvido em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRS, campus Rio Grande, o projeto conta também com o apoio do Ponto de Cultura Boneca Africana Rana (PBAR), que se dedica a fomentar discussões sobre relações étnico-raciais. A identificação das áreas vulneráveis será feita através da edição e manipulação de dados em planilhas digitais, especificamente no Google Planilhas. A partir daí serão gerados dados estatísticos e apresentadas as localidades com maior vulnerabilidade social da comunidade negra riograndina. Na sequência, serão identificadas quatro localidades com maior vulnerabilidade, serão contatadas as escolas municipais de educação infantil dessas regiões para apresentar o projeto e realizar as atividades extensionistas de educação. As ações programadas incluem contação de histórias, exibições de curtas-metragens e oficinas de desenhos e pinturas, que ocorrerão em quatro encontros nas escolas. Como resultados parciais, já foram coletados dados sobre o perfil social da comunidade negra em diferentes áreas do município. O objetivo é que as crianças negras se sintam empoderadas e orgulhosas de sua cultura, enquanto seus colegas reconhecem a riqueza e potencialidades da cultura negra. Além das atividades nas escolas, o projeto pretende apresentar os dados coletados à gestão municipal, visando à criação de estratégias que melhorem a situação sociocultural da comunidade negra em situação de vulnerabilidade no município do Rio Grande.

Palavras-chave


Ações antirracistas; Vulnerabilidade social; Educação infantil

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