Última alteração: 28-12-2024
Resumo
A partir da hipótese de que as instituições de ensino e pesquisa exercem papel relevante no desenvolvimento dos territórios em que estão inseridas, esse estudo busca avançar na reflexão acerca do efetivo cumprimento das propostas previstas na Lei de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Com isso, o principal objetivo deste trabalho de pesquisa é identificar em que medida os campi dos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), têm se comprometido com suas finalidades, características e objetivos iniciais, inscritos no sexto e sétimo artigos de sua lei de criação, a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. O trabalho de iniciação científica realizado atuou em duas frentes: a análise de indicadores socioeconômicos dos municípios gaúchos que possuem campus do IFRS e o percurso acadêmico dos docentes do IFRS. Nesse sentido, busca-se relacionar o comprometimento dos recursos humanos da Instituição com as suas finalidades. Apesar de tratar-se de uma análise inicial, de caráter quantitativo, iniciaram-se os trabalhos com uma breve revisão bibliográfica sobre o papel dos Institutos Federais no desenvolvimento regional para, em seguida, dar-se prosseguimento à coleta de dados. Os dados foram extraídos dos relatórios do IBGE, da Plataforma Lattes, da Plataforma Nilo Peçanha, da Plataforma Integra e dos sites dos campi do IFRS. O levantamento de dados abarcou 497 municípios do Rio Grande do Sul, para que pudesse se comparar os resultados dos municípios com campus do IFRS em relação aos demais municípios gaúchos e efetuou-se a análise do currículo de 1090 professores da instituição. Embora as análises ainda careçam de maior aprofundamento, as reflexões preliminares apontam uma melhora mais substancial dos indicadores socioeconômicos dos municípios com campus de Institutos Federais em relação aos demais municípios. O perfil dos professores do IFRS apontam um crescente potencial de realização de pesquisas a partir do crescimento do percentual de mestres e doutores: cerca de 54,5% possuem o diploma de doutorado, 33% de mestrado, 11,5% de pós-doutorado e 1% possuem apenas graduação com especialização. Com base nos currículos, foi feito um apanhado sobre quais são as áreas que cada professor atua, os anos de início do vínculo empregatício com a instituição e sobre suas trajetórias acadêmicas, com o perfil das instituições de formação e experiência internacional, que possibilitam traçar perfis que poderão auxiliar em análises futuras.