Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM MECATRÔNICA: mapeando possibilidades a partir da Educação Física.
ANA CLARA MATTANA, IVAN CARLOS BAGNARA

Última alteração: 28-12-2024

Resumo


No Ensino Médio Integrado (EMI), um problema recorrente é a dificuldade de promover a integração curricular entre os conteúdos e conhecimentos dos diferentes componentes curriculares que compõem o currículo dos cursos. Por fazer parte do currículo, a Educação Física (EF) também necessita se preocupar com essa problemática. Considerando essa premissa, esse estudo objetivou identificar os conteúdos e conhecimentos de especificidade da EF que possuem potencial para desenvolver integrações e articulações com os conteúdos dos demais componentes curriculares/áreas do conhecimento, seja da formação geral ou profissional, no curso de Mecatrônica. Do ponto de vista metodológico, se configura em um estudo qualitativo e documental, que analisou os relatórios do primeiro trimestre produzidos pelos estudantes do primeiro e segundo anos do curso de EMI em Mecatrônica. Após analisar os dados produzidos pelos estudantes do primeiro ano, foram observados diversos conteúdos com possibilidade de integração/articulação. O conteúdo conceituação geral do esporte, da EF, pode ser articulado, segundo os estudantes, com os fenômenos sociais, de Sociologia. A temática classificação dos esportes, de EF, se relaciona com o conteúdo segunda revolução industrial, de História. Os megaeventos esportivos, estudado em EF, foi relacionado com os conteúdos de impactos sociais, o indivíduo e a sociedade e os processos de socialização, estudados em Sociologia. Por fim, no primeiro ano, os esportes de marca foram relacionados com os conteúdos de cálculo de grandezas, e lançamento oblíquo e vertical, no componente curricular de Física. Na turma do segundo ano de Mecatrônica, por sua vez, o conteúdo de práticas corporais adaptadas foi relacionado com os conteúdos de desigualdade social, acessibilidade e inclusão, estudados em Sociologia. O conteúdo dimensões sociais do esporte, da EF, segundo os/as estudantes do segundo ano, se relaciona com o conteúdo classes sociais e desigualdade, também em sociologia. O conteúdo de lutas, último do trimestre, foi relacionado com a lei dos movimentos e força e impacto, estudados na Física, e a capoeira, aprofundada no estudo das lutas, foi relacionada com a história brasileira, em História. Com base nos dados parciais apresentados, a pesquisa demonstrou que, ao relacionar os conteúdos da EF com os conteúdos dos outros componentes curriculares, emergem diversas possibilidades de integração. A perspectiva de promover processos educativos integrados possui potencial para enriquecer o aprendizado e a compreensão dos/as estudantes. Ademais, destaca-se a importância da ampliação de pesquisas com o mesmo propósito para outras áreas e componentes, para que possam ser pensadas outras possibilidades de integração entre os conteúdos e conhecimentos, o que, consequentemente, pode promover um processo de ensino mais denso e significativo.

Palavras-chave


Integração Curricular, Desenvolvimento Integral, Conteúdos interdisciplinares.

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