Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
O valor das oficinas: reflexão através de oficinas de panificação saudável com mães participantes do Programa Primeira Infância Melhor
Lara Lang, Fernanda Oliveira

Última alteração: 10-03-2025

Resumo


O projeto de extensão Pão conVerso atua junto ao programa Primeira Infância Melhor (PIM), que busca auxiliar mães apresentando receitas de panificação saudável para as crianças, e durante os preparos, busca promover conversas entre essas cuidadoras sobre a parentalidade positiva. Através desta ação, nasce uma reflexão relevante sobre o método de educação com oficinas, o trabalho em grupo e a identificação coletiva, além da dinâmica em espaços como este. Um dos objetivos do projeto é demonstrar como as oficinas realizadas contribuem para que os temas abordados e o aprendizado prático se tornem mais efetivos sendo realizados de forma conjunta, uma vez que há uma abertura maior dos participantes quando estes encontram pontos de identificação e pertencimento. Os métodos de análise são baseados nas oficinas do PãoConverso realizadas no ano de 2024, onde foi possível observar na prática a lógica das oficinas e como sua contribuição para uma aprendizagem significativa acontece. Além disso, pode-se observar a importância de espaços como o laboratório de panificação do Campus Osório, sendo que observamos que a a ética do cuidado, especificamente com o local na qual se trabalha, existindo um cuidado com a limpeza e manipulação de equipamentos não precisa ser imposta aos participantes, visto que inconscientemente já existe um pensamento de que a organização contribui para a preservação do espaço. E é a partir disso que surge o cuidado com o próximo, não só na preocupação em organizar o espaço que o outro utilizará, mas também no auxílio aos colegas durante as atividades, contribuindo em tarefas difíceis para alguns e ocasionalmente fáceis para outros. Tudo isso acaba tornando o trabalho em grupo, em muitos casos, mais efetivo do que o individual. Através disso nasce uma comunidade prática de ajuda mútua, onde os praticantes são inseridos naquela cultura e desenvolvem valores que não dizem respeito somente à realização das receitas propostas, mas das funções aprendidas em si. Com isso, podemos concluir que as oficinas são um método de ensino relevante por apresentarem uma educação significativa e dinâmica, e que as práticas de panificação saudável contribuíram para a construção de um ambiente acolhedor, visto que quando as mães participaram das conversas em conjunto com outras mães, obtiveram uma identificação coletiva e de cuidado, podendo se sentir confortáveis para refletir sobre assuntos relacionados à maternidade, que muitas vezes elas não abordam inclusive com profissionais da saúde que as atendem.

Palavras-chave


Oficinas; Panificação; Primeira Infância Melhor

Texto completo: PDF