Última alteração: 19-12-2024
Resumo
A atuação do Técnico em Biblioteconomia é multifacetada e, em função da necessidade de enriquecimento da formação interdisciplinar dos futuros profissionais que atuarão junto às bibliotecas - tendo em vista a cada vez mais evidente importância da preservação e conservação dos acervos bibliográficos – foi criado este projeto de ensino no âmbito da disciplina de Preservação e Conservação de Acervos Bibliográficos II, ministrada no Curso Técnico em Biblioteconomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre. As atividades realizadas através da bolsa de ensino têm como objetivos: a) prestar assistência à professora através da monitoria junto aos alunos, que possuem perfis diversificados e necessitam de diferentes níveis de auxílio junto às atividades práticas de encadernação e reparos em livros; b) auxiliar no preparo de materiais para as aulas práticas, a fim de otimizar a utilização do tempo nas aulas; c) manter a organização do laboratório de ensino, tendo em vista a ampla gama de materiais utilizados nas atividades; d) produzir materiais didáticos e estimular a realização de estudos dirigidos, com o objetivo de ampliar e consolidar os conhecimentos na área de preservação de acervos dos futuros técnicos; e) pesquisar questões de concurso, a fim de ambientar os estudantes com a forma de abordagem dos assuntos pertinentes à disciplina por diversas bancas; f) assessorar os alunos que necessitem realizar atividades extraclasse - à exemplo dos alunos que realizam a disciplina de estágio - que com frequência vêm ao laboratório para realizar reparos nos livros das bibliotecas onde atuam, bem como aos estudantes que eventualmente possuam atividades em atraso; g) realizar atividades junto a outros setores, em especial de reparos em livros junto à Biblioteca Clóvis Vergara, do Campus Porto Alegre; de confecção de materiais junto ao POALab; e de auxílio aos intérpretes de LIBRAS no acompanhamento das atividades propostas no plano de estudos individualizado das estudantes com deficiência auditiva. As atividades de monitoria são muito importantes para o bom andamento das atividades realizadas no laboratório, além de enriquecedoras para a formação do bolsista, pois com elas é possível obter maior aprendizado dos conteúdos e dos processos de ensino, especialmente diante da necessidade de adaptar-se aos diferentes perfis de alunos que realizam a disciplina, bem como oferece uma ampliação das perspectivas de atuação profissional dentro da área de Biblioteconomia. Ressalta-se, por fim, que o projeto vem cumprindo com sucesso sua função de dinamizar, com diferentes recursos, as atividades realizadas nas aulas teórico-práticas da disciplina de Preservação e Conservação de Acervos Bibliográficos II do curso Técnico em Biblioteconomia.