Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Contribuições da extensão na formação integral: visão de uma bolsista
Daiana da Silva, Camila Correa, Éric Laux

Última alteração: 27-02-2025

Resumo


As ações extensionistas são uma base de relação entre a comunidade externa e interna da Instituição, já que visam atender e auxiliar os problemas enfrentados pela sociedade, tendo como principais agentes os bolsistas, que desenvolvem e executam as atividades, em parceria com a comunidade. Nesse contexto, o projeto de extensão ‘Experimentando Ciências’, que teve início em maio de 2024, conta com a participação de dois bolsistas e atende estudantes do 8° e 9° ano de uma escola municipal de Parobé, visando contribuir para a formação dos indivíduos envolvidos, estimulando o interesse e despertando a curiosidade no estudo de ciências da natureza, já que os mesmos apresentam dificuldades na compreensão de conceitos desta área. Além disso, proporciona interação e troca de saberes entre professores, estudantes e bolsistas. Este trabalho tem como objetivo relatar experiências nas ações extensionistas, destacando o protagonismo de bolsista do projeto “Experimentando Ciências”. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa prévia com os estudantes, através de um formulário eletrônico com perguntas qualitativas e quantitativas, com intuito de entender qual era a realidade vivida por esse público alvo, e quais são seus conhecimentos prévios sobre ciências. Com base nos resultados dessa pesquisa e nos conteúdos apresentados pela professora em sala de aula, as ações foram estruturadas em três oficinas, que foram pensadas, desenvolvidas e executadas pelos bolsistas com o auxílio da orientadora, através de algumas etapas: como conversas para pensar o tema da oficina, estudo sobre o tema por meio de artigos, vídeos e sites, realização de pesquisas por atividades interessantes e didáticas para trabalhar o assunto escolhido, preparação da oficina e dos materiais que seriam utilizados, elaboração de um método para coletar as percepções dos estudantes em relação à oficina, execução das oficinas e por fim a realização de uma descrição pela visão dos bolsistas em relação à oficina. Com isso é evidente a participação ativa dos bolsistas em todas as etapas do projeto. Conclui-se que o bolsista se torna agente prestador de serviços à comunidade, passando por uma imersão na realidade e tornando-se mais ativo e crítico.


Palavras-chave


Bolsista; Extensão; Protagonismo.

Texto completo: PDF