Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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O IFRS Campus Feliz é teu
Kayane da Silva dos Santos, Sigrid Régia Huve

Última alteração: 27-02-2025

Resumo


Anualmente, as elevadas taxas de inscrições incorretas no processo seletivo do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) representam um obstáculo para os estudantes que desejam ingressar nos cursos do IFRS. Diante desta problemática, o projeto intitulado “O IFRS Campus Feliz é teu” foi desenvolvido como um meio de conexão entre a comunidade externa e o IFRS Campus Feliz, buscando atuar como um canal de comunicação e acolhimento, mitigando o problema das inscrições incorretas. O objetivo central do projeto é promover a orientação e o incentivo aos estudantes dos nonos anos do ensino fundamental das escolas localizadas na região do Vale do Caí, garantindo que as informações do processo seletivo sejam divulgadas de forma equitativa entre os alunos. Alinhando-se com a missão do IFRS de oferecer uma educação acessível a todos. A fim de atingir esse propósito, o projeto utiliza plataformas de mídia social para a divulgação de informações e contato com secretarias de educação e instituições escolares da região, além da colaboração de setores e núcleos do Campus. Em decorrência das recentes calamidades causadas por enchentes, o foco das atividades foi direcionado para visitas às escolas, onde a equipe do projeto explica detalhadamente o processo seletivo do IFRS. Durante essas visitas, são abordados temas como o sistema de reserva de vagas, opções de auxílio financeiro e as condições de infraestrutura da instituição. O projeto também incentiva visitas guiadas ao Campus, onde os estudantes recebem auxílio para realizar suas inscrições. A iniciativa gerou um interesse significativo tanto por parte das equipes escolares quanto dos estudantes, que frequentemente buscam esclarecimentos sobre os editais e que pretendem sanar suas dúvidas. Além disso, o projeto contribui para o ingresso de pessoas que não cogitavam ou não conheciam uma rede federal e com a visita criam perspectivas reais acerca do ingresso. Esse retorno das equipes escolares e estudantes se mostra extremamente valioso, pois é através das mensagens por parte dos alunos e solicitações de visitas por parte das escolas que percebemos a importância dessas iniciativas em nossa comunidade e região. Desse modo, ao chegar até um público onde inicialmente não se tinha nenhum conhecimento do IFRS e ser suporte para o mesmo ingressar ao Campus, auxiliamos na (trans)formação social por meio da educação. Nesse sentido, é através dessas ações que o projeto visa reduzir as taxas de inscrições incorretas, oferecendo suporte aos estudantes em todas as fases do processo seletivo.

 


Palavras-chave


Processo Seletivo; Divulgação; Reserva de Vagas.

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