Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Tecnologias digitais e o estudo de reações de oxidação de álcoois: uma proposta didática com apoio do Padlet
Giovana Aparecida Flores de Almeida, Aline Grunewald Nichele

Última alteração: 28-12-2024

Resumo


A crescente utilização das tecnologias digitais (TD) no cotidiano motivou o desenvolvimento do projeto “Tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem em Química”, que tem entre seus objetivos a criação, o desenvolvimento e avaliação de práticas pedagógicas no ensino de química que incorporem as TD no âmbito da educação digital. A partir desta pesquisa foi desenvolvida uma proposta didática que teve foco no estudo das reações de oxidação de álcoois, que resultou na criação de um produto educacional intitulado “Reações Orgânicas de Oxidação de Álcoois: uma proposta didática mediada pelo Padlet”. Este trabalho tem por objetivo apresentar o produto educacional, que foi desenvolvido após a execução da proposta didática no curso Técnico em Química do IFRS Campus Porto Alegre. O material elaborado divide-se em dois segmentos: O primeiro busca apresentar o aplicativo utilizado (Padlet) com informações sobre suas funcionalidades como, instruções para o primeiro acesso, layouts e opções de personalização, além das maneiras de compartilhamento e colaboração. O segundo preocupa-se em caracterizar a proposta didática para o estudo das reações orgânicas de oxidação de álcoois, que é estruturada em cinco etapas. Na primeira etapa, os alunos são introduzidos ao tema das reações de oxidação e ao uso do Padlet, recebendo orientações sobre como utilizar a ferramenta. A segunda etapa consiste na revisão dos conceitos básicos de química orgânica, abordando a diferenciação entre álcoois, enóis e fenóis, além da classificação dos álcoois em primários, secundários e terciários. Na terceira etapa, os alunos realizam atividades relacionadas ao estudo das reações, caracterizando as reações de oxidação e investigando processos químicos, como a conversão do etanol em ácido acético. A quarta etapa envolve a criação de um quadro virtual, onde os alunos devem apresentar as informações coletadas nas etapas anteriores no Padlet. Finalmente, a quinta etapa consiste na socialização dos aprendizados permitindo que os alunos apresentem e discutam os quadros criados, promovendo a troca de conhecimentos e experiências. O produto educacional “Reações Orgânicas de Oxidação de Álcoois: uma proposta didática mediada pelo Padlet”, descrito acima, está disponível no Portal EduCapes.

Palavras-chave


Padlet; química orgânica; ensino de química

Texto completo: PDF