Última alteração: 28-12-2024
Resumo
As simulações de reuniões de organismos nacionais e internacionais são práticas que proporcionam aos estudantes da educação básica e superior a oportunidade de desenvolver habilidades cruciais para a resolução de problemas, sejam eles de âmbito local ou global. Geralmente, esses desafios são realizados em equipe e incentivam a autonomia dos alunos, que assumem uma postura ativa no processo de aprendizagem. Ao serem incorporadas no contexto escolar, essas simulações deslocam o foco do ensino tradicional. Isso porque posicionam os estudantes no centro do processo pedagógico e promovem uma participação dinâmica e engajada. A presente pesquisa teve como objetivo inicial mapear o potencial pedagógico dessas atividades, a fim de identificar de que maneira contribuem para a formação crítica e analítica dos estudantes na educação básica. Foi constatado, no entanto, que a complexidade dos temas discutidos frequentemente supera o nível de instrução disponível aos estudantes, o que tornou propícia a criação de um curso online, aberto e massivo, através da plataforma Moodle do IFRS, que aborde temas relacionados ao Poder Legislativo brasileiro. Esse curso, em fase final de desenvolvimento, será dividido em três módulos e abordará conceitos como a separação de poderes, o funcionamento das Casas Legislativas, partidos políticos e direitos políticos, com recursos visuais e questionários. Com isso, foi realizada uma sistematização pedagógica de tais conceitos, apta a ser usufruída por esse público alvo. Como conclusões iniciais, é possível verificar a necessidade de que o curso seja testado para sua efetivação enquanto instrumento pedagógico, para que assim possa ser usufruído pelos estudantes da educação básica e profissional.