Tamanho da fonte:
Monitoria de Química: uma retrospectiva sobre o projeto e uma expectativa de mudança diante do crescente desinteresse dos estudantes
Última alteração: 20-12-2024
Resumo
Os projetos de monitoria surgem como ferramenta com um potencial metodológico importante, contribuindo para a permanência e êxito dos estudantes. O presente trabalho aponta o papel fundamental da Monitoria de Química no Campus Veranópolis perante a um imbróglio muito presente na sociedade contemporânea, a falta de interesse dos alunos de ensino médio nesta disciplina, como também em muitas outras. Observou-se este problema por meio de uma pesquisa de opinião realizada mediante um formulário eletrônico enviado a todos os estudantes de ensino médio da instituição, além de observações pessoais e dados obtidos de monitores de outras disciplinas, que enfrentaram o mesmo impasse. Até o momento da escrita deste resumo, houve uma queda de exatamente 50% no número de atendimentos realizados ao comparar com o mesmo projeto de ensino de 2023. Sob esse viés, foi desenvolvida uma ideia que visa aperfeiçoar o projeto existente para o próximo ano. Por meio da monitoria de química pretende-se, além de auxiliar os estudantes com dificuldades de ensino-aprendizagem nos conteúdos abordados em sala de aula, proporcionar também aos demais alunos interessados, o contato com temáticas que não foram contempladas durante os dois anos da disciplina. Desta forma, objetiva-se melhores resultados em exames para o ingresso no ensino superior como o ENEM e vestibulares. Outrossim, o novo programa irá auxiliar estudantes que desejam participar de olimpíadas acadêmicas, como a OBQ (Olimpíada Brasileira de Química). A proposta pretende, portanto, realizar oficinas regulares com assuntos que costumam ser mais cobrados nos processos seletivos, os ajudando a entrar em faculdades e universidades. Em suma, justifica-se esta alteração, visto que diversos estudantes relatam desânimo por deixarem de aprender alguns conteúdos, por conta da reduzida carga horária nas disciplinas propedêuticas nos cursos técnicos integrados. A partir do apresentado, evidencia-se claramente um futuro promissor do projeto alterado, pois corresponde a uma demanda dos alunos, que ao serem questionados se gostariam de uma espécie de "pré-ENEM", ficaram entusiasmados com a ideia.
Palavras-chave
Ensino-aprendizagem. Monitoria. Aperfeiçoamento.
Texto completo:
PDF