Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Alfabetização Científica como possibilidade de inclusão social: construindo materiais didáticos
Gabriel Fritzen, Ivo Mai

Última alteração: 27-02-2025

Resumo


Este projeto de extensão vem sendo realizado por professores e alunos do IFRS, campus Ibirubá, com o objetivo de contribuir na formação de alunos e professores, na dinamização do ensino e aprendizagem das Ciências da Natureza e da Matemática. A cada ano o projeto é reorganizado conforme as demandas do grupo. As ações acontecem em formas de oficinas realizadas em escolas da região, nas quais  várias atividades são realizadas. Estas envolvem desde o planejamento do roteiro, pesquisas, estudo, entrevistas, preparação do material e o desenvolvimento da oficina que acontece nas escolas ou nos laboratórios do campus. Cada bolsista é responsável por determinadas tarefas, participando ativamente de todo o processo. Sob a orientação dos professores da equipe, sou responsável pela confecção dos materiais para o bom desenvolvimento das atividades, como a oficina de microplásticos e nanoplástico que exigiu muito estudo, leitura de diversos artigos científicos, proporcionando vários conhecimentos pessoais e coletivos. Nesse período do projeto produzimos e organizamos vários materiais sobre  a problemática do plástico, foi necessário muita  pesquisa para  selecionar a melhor forma de abordar o tema  e envolver os  professores na oficina.  Foram abordados conceitos de microplásticos e nanoplásticos, seus perigos no organismo e na natureza, os efeitos que causam em nossa vida e no ambiente, os tipos de plásticos, assim como alternativas para sua substituição. A oficina proporcionou informações relevantes e exemplos de atividades possíveis de serem realizadas com as turmas do ensino fundamental e médio. As ações desenvolvidas têm auxiliado na capacitação dos professores das escolas da região com visões distintas sobre um mesmo conteúdo, através de sugestões que permitam  tornar as aulas mais atrativas e  para a  conscientização  sobre temas atuais como a utilização de plásticos no cotidiano. É possível afirmar que o projeto proporciona aos participantes muitos aprendizados e troca de experiências sobre os conhecimentos científicos para uma conscientização de mais pessoas acerca desses assuntos. Alguns resultados já podem ser notados pela adoção de novas posturas, pelo pensamento crítico em relação às questões ambientais, mudando comportamentos e hábitos do cotidiano e pela adoção de práticas pedagógicas mais dinâmicas pelos professores.

Palavras-chave


Projeto; Matemática; Ciências da natureza.

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