Última alteração: 18-12-2024
Resumo
A monitoria de informática é um projeto que coloca estudantes de anos e semestres avançados para auxiliar novos alunos em suas primeiras aulas. O objetivo é que cada aluno possa ter um atendimento individualizado, que corresponda às suas próprias necessidades. Segundo o professor do componente de programação, "os novos estudantes possuem uma maior dificuldade no que se refere ao raciocínio lógico e a compreensão do problema a ser resolvido. Isto ocorre pois são habilidades que recebem pouca atenção nos anos iniciais, ao passo que são essenciais para o aprendizado da programação". Concomitantemente, sabe-se que esse conteúdo tem alta complexidade e suas primeiras práticas requerem persistência e dedicação. A monitoria, então, foi um meio encontrado para combater tais adversidades. Foi papel do projeto auxiliar os alunos nessas atividades, ajudando-os a desenvolver o pensamento lógico e a prática de programar. Sendo assim, os alunos receberam atendimentos baseados em um parecer detalhado, considerando que o monitor esteve constantemente com estes e pôde analisar a melhor forma para auxiliá-los. Em função do contato frequente com a programação e com os professores, a monitoria é uma forma de fazer com que os alunos sejam mais integrados ao instituto. Houve para os monitores a realização de atividades que vão além da sala de aula. Esses foram convidados a estudarem para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), que resultou um aprofundamento na lógica e no saber de programação dos mesmos. Ademais, a monitoria decidiu realizar uma oficina sobre lógica de programação e raciocínio lógico, visto que muitos alunos seguiram com muita dificuldade nesses assuntos. A mesma irá ocorrer em outubro, na mostra científica do campus Restinga. As atividades previstas serão dinâmicas e oferecerão prêmios para os estudantes que demonstrarem esforço e bom desempenho nas tarefas oferecidas. Com resultados parciais, o material produzido conterá uma parte teórica, que visa reforçar conceitos básicos sobre variáveis e operações matemáticas, além dos passos necessários para interpretar um problema. No entanto, o maior foco da oficina será na prática de programação, com programas que peçam dados de entrada e saída, além de criptogramas lógicos. O resultado esperado é que, através da oficina, os estudantes desenvolvam soluções com mais facilidade quando postos em uma situação desafiadora. Junto a isso, é esperado que os alunos terminem tal oficina com a capacidade de levar as habilidades trabalhadas na mesma para dentro da sala de aula. Podemos concluir então que, ao integrar estudantes mais experientes com estudantes que estão iniciando sua jornada na programação, há uma troca mutuamente benéfica, com ambos os lados adquirindo aprendizado. Portanto, a monitoria se faz crucial para o bom andamento dos Institutos Federais, ajudando essas instituições a forjarem profissionais qualificados para o ambiente científico e tecnológico.