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EJA integrada a EPT como meio de Inclusão Social e qualificação profissional através do curso de Operador de computador
Dienifer Carra Andrade, Marcelo Dall’Alba Boeira

Última alteração: 27-02-2025

Resumo


A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que tem uma longa trajetória na história da educação brasileira. Desde os tempos coloniais, quando os jesuítas chegaram ao Brasil em 1549, já se registravam esforços para ensinar adultos a ler e escrever. O EJA integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) representa uma estratégia importante para promover a inclusão social e a qualificação profissional destes alunos que, por diversos motivos, não concluíram a educação básica na idade apropriada. Ao juntar essa o EJA a essa modalidade educacional possibilita que jovens e adultos tenham acesso ao conhecimento técnico e às habilidades práticas necessárias para o ingresso ou a reintegração ao mercado de trabalho. Partindo desse pressuposto, o trabalho tem como objetivo analisar como a inclusão, pode enriquecer a qualificação profissional dos alunos, analisar a estrutura curricular do curso de Operador de Computador, verificando como ele atende às necessidades de inclusão digital e às demandas do mercado de trabalho atuais, observar as competências técnicas e socioemocionais desenvolvidas pelos alunos ao longo do curso e como essas habilidades contribuem para sua qualificação profissional e identificar os desafios enfrentados pelos alunos durante o curso e as estratégias utilizadas para superar essas dificuldades, a fim de propor melhorias para a modalidade de ensino, dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise bibliográfica e de campo, caracterizada como estudo de caso. A amostra inclui alunos da EJA da Escola Municipal Romeu Biazus, em Vacaria-RS. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e entrevistas presenciais com alunos, com o consentimento dos participantes. A análise dos dados será feita por meio de técnicas descritivas. Através da pesquisa foi possível identificar como o curso operador de computador contribui para a inclusão social e profissional dos jovens e adultos que participam do programa. Analise dos dados não está concluída por isso espera-se que os alunos relatem uma sensação de maior inclusão e participação social, resultante do acesso à educação e à qualificação profissional ao mesmo tempo. A integração da EJA com a EPT por meio do curso de Operador de Computador é uma estratégia eficaz para a inclusão social e a qualificação profissional. A pesquisa é importante para evidenciar como esse modelo educacional prepara os alunos para o mercado de trabalho e promove a inclusão digital, ampliando suas oportunidades de participação na sociedade. O estudo busca destacar a importância do programa como uma ferramenta de redução de desigualdades e de transformação de vidas, oferecendo uma segunda chance educacional para aqueles em situação de vulnerabilidade social.

 



Palavras-chave


Educação Jovens e Adultos (EJA); Educação de Profissional e Tecnológica (EPT); Inclusão Social

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