Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Um relato sobre iniciativas de desenvolvimento do pensamento computacional no ensino médio
José Bolivar Grego, Edimar Manica, Yasmin dos Reis

Última alteração: 27-02-2025

Resumo


abstração, reconhecimento de padrões, pensamento algorítmico e

avaliação. Essas habilidades são essenciais em ambientes acadêmicos e

profissionais, especialmente em um mundo tecnológico em evolução. O projeto de

extensão "Preparando estudantes do ensino médio para os desafios do século XXI"

visa desenvolver essas competências, promovendo criatividade e resolução de

problemas, preparando os alunos para desafios contemporâneos. Com a crescente

necessidade desses conhecimentos, o objetivo é garantir que os alunos tenham as

mesmas oportunidades de adquirir essas habilidades, minimizando, assim, a lacuna

existente nas escolas públicas devido à falta de formação de docentes qualificados

em computação. Este trabalho descreve as atividades realizadas com os estudantes

do ensino médio diurno da Escola Estadual de Educação Básica General Osório,

localizada em Ibirubá/RS. Foram atendidas três turmas de terceiro ano - duas com

16 alunos e uma com 18 alunos –, nos períodos disponibilizados pela escola. Cada

turma realizou duas atividades de 2 horas cada em dias distintos. A primeira

atividade foi uma palestra e a segunda uma prática de programação em blocos. A

palestra abordou a história da computação e sua importância no cotidiano,

segurança e ética, as diferentes carreiras na área da tecnologia - tanto nacionais

quanto internacionais - e como elas se relacionam entre si, esclarecendo, assim, as

dúvidas dos alunos sobre a computação e suas diversas áreas. No segundo

encontro, os bolsistas aplicaram jogos de programação em blocos aos alunos, com

o objetivo de desenvolver o pensamento computacional, desafiando-os com

diferentes níveis de dificuldade gradual. Em alguns momentos, foi observado que

eles encontraram dificuldades, mas, com o auxílio dos bolsistas, conseguiram

realizar as atividades. Os jogos aplicados foram Labirinto e Pássaro, da plataforma

Blockly Games, cada um com 10 níveis de dificuldade crescente. O último nível é o

mais difícil, o qual necessitou de mais auxílio dos bolsistas para ser concluído.

Durante as atividades, foi verificado que alguns alunos possuíam um conhecimento

prévio de programação em blocos. Após a conclusão das atividades, os bolsistas

trocaram informações com os alunos para esclarecer mais dúvidas, debatendo

como a tecnologia está presente no cotidiano e entendendo melhor as dificuldades

que os alunos enfrentaram durante as atividades de programação em blocos. Foi

observado que muitos alunos se surpreenderam com a influência que o pensamento

computacional, a programação e a tecnologia, como um todo, exercem nos dias de

hoje. Nas próximas etapas do projeto, as mesmas atividades serão realizadas em

outra escola da mesma cidade. Além disso, a escola solicitou que as atividades

também fossem realizadas com as demais turmas de ensino médio.


Palavras-chave


Pensamento computacional; Ensino médio; Computação na educação básica.

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