Última alteração: 27-02-2025
Resumo
abstração, reconhecimento de padrões, pensamento algorítmico e
avaliação. Essas habilidades são essenciais em ambientes acadêmicos e
profissionais, especialmente em um mundo tecnológico em evolução. O projeto de
extensão "Preparando estudantes do ensino médio para os desafios do século XXI"
visa desenvolver essas competências, promovendo criatividade e resolução de
problemas, preparando os alunos para desafios contemporâneos. Com a crescente
necessidade desses conhecimentos, o objetivo é garantir que os alunos tenham as
mesmas oportunidades de adquirir essas habilidades, minimizando, assim, a lacuna
existente nas escolas públicas devido à falta de formação de docentes qualificados
em computação. Este trabalho descreve as atividades realizadas com os estudantes
do ensino médio diurno da Escola Estadual de Educação Básica General Osório,
localizada em Ibirubá/RS. Foram atendidas três turmas de terceiro ano - duas com
16 alunos e uma com 18 alunos –, nos períodos disponibilizados pela escola. Cada
turma realizou duas atividades de 2 horas cada em dias distintos. A primeira
atividade foi uma palestra e a segunda uma prática de programação em blocos. A
palestra abordou a história da computação e sua importância no cotidiano,
segurança e ética, as diferentes carreiras na área da tecnologia - tanto nacionais
quanto internacionais - e como elas se relacionam entre si, esclarecendo, assim, as
dúvidas dos alunos sobre a computação e suas diversas áreas. No segundo
encontro, os bolsistas aplicaram jogos de programação em blocos aos alunos, com
o objetivo de desenvolver o pensamento computacional, desafiando-os com
diferentes níveis de dificuldade gradual. Em alguns momentos, foi observado que
eles encontraram dificuldades, mas, com o auxílio dos bolsistas, conseguiram
realizar as atividades. Os jogos aplicados foram Labirinto e Pássaro, da plataforma
Blockly Games, cada um com 10 níveis de dificuldade crescente. O último nível é o
mais difícil, o qual necessitou de mais auxílio dos bolsistas para ser concluído.
Durante as atividades, foi verificado que alguns alunos possuíam um conhecimento
prévio de programação em blocos. Após a conclusão das atividades, os bolsistas
trocaram informações com os alunos para esclarecer mais dúvidas, debatendo
como a tecnologia está presente no cotidiano e entendendo melhor as dificuldades
que os alunos enfrentaram durante as atividades de programação em blocos. Foi
observado que muitos alunos se surpreenderam com a influência que o pensamento
computacional, a programação e a tecnologia, como um todo, exercem nos dias de
hoje. Nas próximas etapas do projeto, as mesmas atividades serão realizadas em
outra escola da mesma cidade. Além disso, a escola solicitou que as atividades
também fossem realizadas com as demais turmas de ensino médio.