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As Oficinas Básicas de Histórias em Quadrinhos: Estimulando a criatividade e o conhecimento
Última alteração: 27-02-2025
Resumo
O projeto "História em Quadrinhos e Cinema em Processos Pedagógicos", em sua terceira edição, acumula a experiência de uma trajetória de mais de uma década de atuação na extensão IFRS-Canoas. Partindo da premissa que a troca de informações, a construção de conhecimento e as relações sociais estão cada vez mais mediadas por imagens, o projeto busca trabalhar as histórias em quadrinhos e as produções audiovisuais como instrumentos pedagógicos. É importante destacar que a cidade de Canoas foi uma das mais impactadas no contexto das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul e demandou um redimensionamento das ações que estavam planejadas. Neste sentido, foram priorizadas as Oficinas Básicas de Histórias em Quadrinhos, núcleo central deste projeto e oferecidas desde 2012, já tendo atendido cerca de duzentos estudantes do campus Canoas e das redes municipais de Canoas e Cachoeirinha, docentes e membros da comunidade. O objetivo das Oficinas é desenvolver os princípios básicos da linguagem das Histórias em Quadrinho visando o desenvolvimento de competências cognitivas e psicossociais, promovendo a criatividade, a comunicação e o trabalho colaborativo. As Oficinas ocorrem em três encontros semanais de 2 horas cada, abordando aspectos centrais da linguagem dos quadrinhos, articulando teoria e prática. A partir de 2021, os dois primeiros encontros ocorrem no espaço da escola e o último nas dependências do campus Canoas. Esta estrutura permite uma troca institucional mais efetiva e, como são priorizados estudantes dos anos finais, apresentam o IFRS como uma possibilidade real para a continuidade dos estudos. Nesta edição do Projeto, já foi realizada uma Oficina na EMEF Arthur Oscar Jochims, em Canoas, envolvendo 25 estudantes e está agendada outra, na mesma escola, para o mês de novembro. Outra ação priorizada foi a edição da quinta edição da revista "Nonsequitur". Para isso foi elaborado edital de chamada pública para seleção e obras de estudantes dos campi do IFRS, das escolas da rede pública de Canoas e artistas locais. Como resultados podem ser destacados: a ampliação do diálogo com as instituições parceiras, fundamental para garantir a efetividade e significação das atividades, residindo nesta articulação um vetor fundamental para a consolidação da dimensão extensionista do Projeto; as Oficinas Básicas de Histórias em Quadrinhos têm proporcionado momentos que colocam as escolas em movimento e possibilitam que os estudantes aliem alegria e construção de conhecimento em suas trajetórias escolares; e a solidificação da revista Nonsequitur como uma plataforma para o registro da produção artística na área de quadrinhos em Canoas e região. Estas ações contribuem na consolidação do IFRS-Canoas como referência na produção cultural do município.
Palavras-chave
Histórias em quadrinho; experiência pedagógica; Extensão
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