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Projeto pré-vestibular popular Minervino de Oliveira: desafios e perspectivas sobre a evasão em uma educação popular
Última alteração: 27-02-2025
Resumo
O Pré Vestibular Popular Minervino de Oliveira é um projeto que envolve além de professores, que dão aula de forma voluntária, outros profissionais que atuam em diferentes funções, para estudantes de baixa renda. Esse projeto foi pensado com o objetivo de ajudar estudantes da região metropolitana de Porto Alegre, com foco na cidade de Alvorada, que não tinham condições de pagar cursos pré-vestibulares privados, mas queriam ingressar no ensino superior. O processo seletivo para esses estudantes é através de um questionário socioeconômico, levando em consideração o local onde moram, renda, gênero, estudantes oriundos de escola pública e baixo índice de ingresso na academia. As aulas ocorrem via Google meet de segunda a sexta das 19:00 até as 22:00, também são realizadas aulas presenciais, aos sábados, no IFRS Campus Alvorada. Mesmo sendo um pré vestibular gratuito e online, enfrentamos dificuldades como a evasão dos estudantes. A primeira chamada do ano são para 50 estudantes, mas chegando setembro estávamos com uma média de 15 estudantes. Os motivos para a evasão são variados, há aqueles que optam por conciliar as atividades laboral e escolar, mas não conseguindo, decidem priorizar o trabalho e acabam abandonando o curso, outros são por conta da falta de internet, além de dificuldades de conexão e falta de espaços para estudos em suas residências.Com o papel de mediadores entre alunos e professores, os bolsistas implementam diversas estratégias para fortalecer o vínculo dos estudantes com o curso e aumentar suas chances de permanência. A partir do acompanhamento individualizado, identificação precoce de dificuldades e organização de atividades extracurriculares, os bolsistas contribuem para um ambiente mais acolhedor e motivador.O Pré-Vestibular Popular Minervino de Oliveira, ao oferecer uma oportunidade de acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda, desempenha um papel crucial na democratização da educação. No entanto, a alta taxa de evasão, influenciada por fatores socioeconômicos e individuais, representa um desafio significativo para o projeto.
Palavras-chave
Evasão, educação popular, pré-vestibular
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