Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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A importância da inclusão e estratégias para implementá-la na instituição
André da Silva Maciag, Márcia Maria Racoski

Última alteração: 20-12-2024

Resumo


Nos últimos anos, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Erechim vem apresentando um aumento significativo no número de estudantes com necessidades educacionais específicas, que demandam adequações tanto na metodologia de ensino e nas avaliações, como também de mais auxílios com as atividades acadêmicas, sendo assim necessárias adaptações para que estes estudantes tenham condições de realizar as atividades propostas e consigam ter bom aproveitamento do curso. Nesse sentido, o projeto de ensino “Educação e inclusão: implementando ações pedagógicas no IFRS – Campus Erechim” que é desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), tem como objetivo implementar e expandir ações pedagógicas que promovam a inclusão destes estudantes na instituição. Para isso, durante o projeto são realizados atendimentos individuais para auxílio em tarefas, trabalhos e organização de estudo. Além disso, foram criados materiais didáticos, resumos de conteúdos estudados e glossário de palavras, para auxiliar os estudantes. Para que os estudantes compreendessem com mais eficácia certos conteúdos estudados em sala de aula, os atendimentos individuais são essenciais, pois as matérias são reforçadas de forma clara e objetiva, com linguagem acessível. Da mesma forma, os atendimentos individuais são de suma importância para a realização de trabalhos, apresentações e seminários, pois alguns estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) ainda estão em fase de alfabetização ou têm grandes dificuldades em formular textos. Como parte do projeto também foram oferecidas palestras e atividades sobre inclusão e respeito à diversidade, além da organização de uma cartilha com dicas de relacionamento social com pessoas com deficiência, baseado em estudos e leituras de artigos e livros publicados sobre o tema, com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica sobre o tema. Também foram oferecidas oficinas sobre organização e métodos de estudos para os estudantes ingressantes EMI no , com o objetivo de prevenir e reduzir as dificuldades durante o curso. Como resultado, foi possível perceber um aumento nas notas dos estudantes atendidos, especialmente nos trabalhos e avaliações realizadas durante os atendimentos individuais. Tudo isso reforça como é importante e necessário que o IFRS tenha políticas e projetos que auxiliem a inclusão dos estudantes com necessidades educacionais específicas dentro da instituição, para que todos tenham as mesmas oportunidades e possam aproveitar o ensino.

Palavras-chave


Inclusão; Ensino; Acessibilidade.

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